• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

XIII Semana Santa Cecília apresenta Recital com a Pianista Maria Amélia Baião

Nesta noite (20) o Projeto Música Para Todos recebeu a pianista e professora Maria Amélia Baião em Recital na Sala Agostinho Pinto. O evento abrilhantou o segundo dia da XIII Semana Santa Cecília, que homenageia os músicos.
A apresentação contou com a participação dos melhores alunos da professora, e com a Sala de apresentações completamente lotada, os mesmos mostram o porquê de estarem dividindo o palco com uma das maiores pianista do Piauí. E para a plateia tão concentrada em cada toque, em cada nota, em cada som, não foi diferente. Todos os que prestigiaram a noite, entre alunos, professores, familiares e comunidade em geral saíram impressionados e extasiados com a belíssima apresentação que puderam ver.

No Recital foram apresentados clássicos como: “Assim Ninava Mamã” de Villa Lobos tocada pelo talentoso aluno Victor Amorim. E o que chamou a atenção da plateia encantada foi a apresentação de peças tocadas à quatro mãos, como em “Polonaise op. 40 nº 1” de Choppin, onde Maria Amélia Baião dividiu o piano com aluno Rafael da Silva Fontenele, e na peça “Vozes da Primavera” de J. Straus, tocada pelo casal Rafael da Silva Fontenele e Ticiane Maria de Sousa Rocha.

A pianista Maria Amélia Baião formou-se em Piano pela Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, fez especialização em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Piauí. É professora aposentada de Música da Universidade Federal do Piauí, onde atuou na área de Ensino de Piano, Teoria e Percepção Musical. Enquanto professora da UFPI foi Chefe do Departamento de Educação Artística da instituição, coordenadora de audições musicais.
Atualmente é Coordenadora do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Cultural Santa Rita, professora de piano e teclado do Projeto Música Para Todos, sendo orientadora pedagógica dos professores do instituto, e orientadora técnica aos alunos dos cursos técnico e livre.
No final do Recital a pianista da homenageada pela família recebendo flores do sobrinho, e ainda uma homenagem do Projeto Música Para Todos que entregou rosas a professora como uma forma de parabenizar todos os professores pelo dia do Músico. O Coordenador-Geral do Projeto entregou a homenagem e aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho feito pela pianista no Projeto Música Para Todos. “Estamos muito feliz pelo trabalho que você vem desenvolvendo na nossa escola”, declarou ele.

A professora está no Música Para Todos desde o início desde ano e agradeceu todas as homenagem e ainda por fazer parte do Projeto. “Agradeço o imenso carinho que tenho recebido desta família Música Para Todos que me acolheu tão bem e meu deu a oportunidade de desenvolver esse trabalho que eu gosto tanto”, declarou a pianista.
O Recital de Piano com esta tão experiente professora e pianista, Maria Amélia Baião, fez parte da programação da Semana que iniciou ontem com Exposição “Sacro” e encerra dia 24 com a tradicional Churrascada Musical.