• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

VIOLONISTA FABRÍCIO GALLEGOS SE APRESENTA NO MÚSICA PARA TODOS

O Projeto do SESC “Com a Palavra o Músico”, trouxe ao Música Para Todos, uma apresentação do Boliviano de Cochabamba, Fabrício Gallegos, que já participou por diversas vezes do Festival de Violões de Teresina. Ele veio pela primeira vez ao Brasil para o Festival de Inverno de Brasília, em 1986, quando conheceu Erisvaldo Borges, e em 2016 veio para Teresina pela primeira vez.

MATERIA 01

Fabrício Gallegos apaixonou-se por música clássica, é violonista de formação humanística e artística musical do Instituto Eduardo Laredo, em Cochabamba. Desenvolve sua carreira de concertista e de luthier, diz que aprendeu muito com o Prof. Henrique Pinto, que foi sua inspiração para se tornar professor e também o introduziu na arte da lutheria.

MATERIA 02

Durante seu recital no Música Para Todos Fabrício Galegos apresentou músicas bolivianas, paraguaias e música brasileira e falou sobre o segredo para se construir um bom violão, “É selecionar a madeira, o tampo do violão deverá ser de pinho, boas cordas dão estabilidade, o fundo do violão tem que ser de jacarandá, o braço é cedro” – ensinou o luthier.

Para ele o aluno de violão deve iniciar pelo Violão Clássico, pois este dá a base, depois vai pro popular com mais técnica e mais elegância. O ideal é estudar 8h por dia, mas depois de algum tempo existe a memória muscular, assim como existe o trabalho de estudo, existe também o exercício de interpretação.

MATERIA 03

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2018, o Projeto Música Para Todos completa 19 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do Instituto Votorantim e Patrocínio do Armazém Paraíba, Pintos, Frigotil e Conselho Nacional do SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.