• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Veja como foi o 2º Concurso de Violão do Projeto Música Para Todos

Tiago Edson, Fernando José, Marcos Vinicius, Juniel Pereira, Eliedson Lopes, Rafael Victor e Davi Cunha. Estes foram os sete candidatos que se apresentaram na 2ª edição do Concurso de Violão do Projeto Música Para Todos, que aconteceu na última sexta-feira (15/04), na Sala de Apresentações do projeto. Grandes nomes da música nacional e internacional foram interpretados pelos jovens que frequentam as aulas na entidade.

Na mesa de jurados estavam Francisco Moreno, Josias Alves e José Ronaldo Silva, o Branco, que julgaram, respectivamente, Aspecto Técnico, Postura e liderança e Interpretação e escolha da música. Antes do início das apresentações o público assistiu a um breve documentário sobre dois dos patrocinadores do Projeto Música Para Todos: Oi e Votorantim.

O primeiro candidato a se apresentar foi Tiago Edson, de 18 anos. Ele começou a tocar violão aos 13 anos e é aluno do projeto desde 2007. Concorreu com duas músicas: João e Maria, de Sivuca e Odeon, de Ernesto Nazareth. Logo em seguida foi a vez de Fernando José, de 25 anos, que começou a tocar violão quando tinha 15 anos. Choro Acadêmico, composta por Nonato Luíz, e Schottish-Choro, de Heitor Villa-Lobos foram as músicas interpretadas por ele.

O terceiro participante da noite foi Marcos Vinícius, que tem apenas 15 anos. As músicas escolhidas por ele foram Romance, Estudo Tradicional espanhol, de L. Ferrara e Two Guitars, canção tradicional da Rússia. O adolescente foi bastante aplaudido ao final de sua apresentação. O mesmo aconteceu com Eliedson Lopes, de 26 anos. Ele estuda violão clássico desde 2007 e as músicas interpretadas por ele foram João e Maria, de Sivuca e Só Você, de Baden Powel.

Na seqüência, Juniel Pereira se apresentou com as músicas Lágrima, de Francisco Tárrega, e Minueto, de Johann Sebastian Bach; Rafael Victor interpretou Romance, Estudo Tradicional Espanhol, de L. Ferrara e Estudo Opus 6 n º 19, composta por Dionísio Aguado; Eliedson Lopes foi o sexto candidato da noite. Ele interpretou João e Maria, de Sivuca e Só Você, de Baden Powel. E fechando a noite do 2º Concurso de Violão do Projeto Música Para Todos, Davi Cunha arrancou aplausos do público interpretando as músicas Odeon, de Ernesto Nazareh e Xodó da Baiana, de Dilermando Reis.

Antes do anúncio do resultado do concurso a platéia assistiu a um vídeo sobre o Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, mantido pela Petrobras, outra grande patrocinadora do Projeto Música Para Todos. Enquanto isso, os jurados faziam o somatório das notas dos candidatos.

E o resultado do 2º Concurso de Violão do Projeto Música Para Todos ficou assim: Em 3º lugar, Fernando José Sales Muniz, que recebeu como prêmio uma estante de partitura. Na 2ª colocação, Davi Cunha Silva, que levou pra casa um metrônomo/afinador. E o grande vencedor da noite foi Marcos Vinicius Sousa Fialho, que recebeu um violão Hofma como prêmio.