• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Turma do Bem e Música Para Todos realizam a maior triagem odontológica gratuita do mundo

Mais uma vez, profissionais de odontologia que fazem parte do Projeto Turma do Bem realizarão pela terceira vez a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontecerá no dia 28 de abril, simultaneamente em mais de 270 cidades do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Em Teresina a ação acontece na sede do Projeto Musica Para Todos, situada na Avenida Pedro Almeida, 145 – São Cristóvão, em frente ao Baloon Center, no horário das 8h às 17 horas, para alunos das escolas públicas estaduais e municipais.

“Nós do Música Para Todos ficamos muito felizes com essa parceria com a Turma do Bem, porque embora não sejamos dentistas, mas procuramos fazer o bem para todos, sobretudo para nossas crianças e joens. E receber em nosso espaço uma atividade tão significativa com a triagem da Turma do Bem é uma grande dádiva”, declara Luís Sá, diretor do Projeto Música Para Todos.

De acordo com Luís Sá, além da consulta que as crianças recebem no dia da triagem, “os selecionados recebem um tratamento bucal de excelência com os dentistas do bem. Haja vista o já realizado no ano passado quando nossos alunos foram selecionados para receberem o tratamento e estão sendo atendidos com o que existe de melhor, como é o caso do jovem violinista Josieldo Santos”, informa Luís Sá.

“Também estou satisfeito com as novas entidades que estão apoiando este projeto, como por exemplo a Secretaria de Educação, através da nossa secretária Rejane Dias que contribuirá disponibilizando os ônibus para que os alunos possam vir dos bairros”, informa Luís.

As crianças e adolescentes selecionados serão encaminhados para consultórios dos cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem. “Estes jovens farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos”, informa o dentista Adelino Nunes.

De acordo com Helen, a triagem é simples, rápido e não invasivo. “Faremos um exame visual da condição bucal de cada jovem e será preenchida uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família”, explica Helen.

Após a triagem, será elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. “Importante alertar que as crianças e adolescentes devem comparecer a triagem acompanhados dos pais ou responsáveis”, alerta.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada criança selecionada recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento, para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até que completem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Atualmente existem no Piauí três mil dentistas, destes 70 fazem parte do projeto que além de Teresina atende jovens de Campo Maior e Parnaíba. Dentre os dentistas voluntários estão Sara Franco, Suzane Lopes, Monica Lima, Liana Lima, Adelino Filho, Luis Gustavo, Silvia Vilarinho, Marina Pontes, dentre outros.

Sobre a TdB – Turma do Bem – A TdB

Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

Sobre o projeto Dentista do Bem 

Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País – em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.

CARTAZ TURMA DO BEM 2 gratuito - Cópia