• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br

Arquivo da Seção: Imprensa

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS APRESENTA CONCERTO NO PALÁCIO DA MÚSICA

WhatsApp Image 2017-04-05 at 19.58.37

Neste ano de 2017 o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e celebra fazendo uma parceria com o Projeto Concertos Matinais, que é realizado todos os domingos, a partir das 11h, o objetivo dessa parceria é levar os melhores Grupos e Orquestras do Música Para Todos para o palco do Palácio da Música.

No domingo, dia 09 de abril, quem for assistir ao Concertos Matinais terá uma grata surpresa. A Orquestra Jovem do Música Para Todos está se preparando a 2 meses para esse concerto que será o segundo do ano, o primeiro foi em janeiro na cidade de Parnaíba.

Criada em 2010, a Orquestra Jovem do Música Para Todos tem um repertório de mais de 80 músicas, e é formada por cerca de 30 alunos. O trabalho realizado para concretizar o sonho de ter uma Orquestra, foi iniciado com a parceria informal da UFPI na pessoa do Prof. Mestre Cássio Martins, que realizou todo o trabalho de base da Orquestra Jovem do Música Para Todos.

0001
Em maio de 2015, com inesperada saída do Maestro Cássio Martins o trabalho continuou e tomou corpo a partir da união dos próprios alunos e seus professores, em especial David Emerson, que assumiu, improvisadamente, a regência da Orquestra, e o Professor Juan Carlos que, com a liderança junto ao Grupo, compensaram a saída do Mestre.

Em julho do mesmo ano os nossos alunos da Orquestra participaram pela 2ª vez do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, onde conheceram o Maestro Mateus Araujo e pediram ao Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luís Sá, que viabilizasse a vinda deste maestro para dar continuidade ao trabalho da Orquestra Jovem do Música Para Todos.

Em outubro de 2015 o Projeto Música Para Todos realizou o I Encontro Internacional de Cordas Friccionadas que foi muito importante para complementar e fortalecer o trabalho já em andamento da Orquestra Jovem que teve oportunidade de realizar masterclass com aulas ministradas pela violista suíça Tirza Vogel e também aulas ministradas pelo pianista polonês Grzegorz Fleszar além de realizar o Concerto de encerramento do encontro sob a batuta do Maestro Israel Menezes.

Recebendo críticas elogiosas do Mestre Fred Marroquim: “Com 32 instrumentistas, ficou demonstrado o salto de qualidade em todos os sentidos técnico-musicais da orquestra de cordas. Tendo como professores convidados Tirza Vogel (viola) e Grzegorz Fleszar (piano), além do Maestro Israel Menezes, apresentou uma sonoridade especial e afinada, atendendo fielmente às variações dinâmicas exigidas pelas peças e pelo Regente.” – e o Mestre Fred Maroquim continuou dizendo – “Fica um pedido a Luís Sá, diretor do MPT: invista na qualificação e aperfeiçoamento de seus professores e alunos, dando-lhes a oportunidade de conviver, como fez agora, mesmo que por poucos dias, com músicos deste nível. Parabéns ao MPT.”

0002

 

Com os elogios e o pedido do Mestre Fred Marroquim, o Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luis Sá, atendeu ao pedido dos componentes da Orquestra Jovem do Música Para Todos e trouxe do Rio de Janeiro o Maestro Mateus Araújo que finalizou a preparação dos zelosos David Emerson, Juan Carlos e Caio Michel, e também dos demais alunos, culminando com uma bela apresentação no Teatro do Boi no dia 29 de abril de 2016.

Todo esse investimento na capacitação de nossa Orquestra Jovem do Música Para Todos colheu resultado quando na 3ª participação dos nossos alunos no Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, em Julho de 2016, nosso aluno Josieldo Santos foi destaque no Festival e recebeu um violino de presente das mãos da pianista Sônia Muniz, Coordenadora do Festival e esposa do saudoso Maestro Eleazar de Carvalho.

Esse ano de 2017 o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e a Orquestra Jovem do Música Para Todos completa 7 (sete) anos de um valoroso aprendizado que conta hoje com 10 horas semanais de aulas na sede da Instituição, onde os alunos se dedicam para tocarem cada vez melhor e encantar os mais diversos públicos, popularizando a beleza da música erudita e popular, através das cordas friccionadas.

0003

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS

MAESTRO: DAVID EMERSON PRADO TEIXEIRA

PROFESSORES DA ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS: JUAN CARLOS, CAIO MICHEL e DAVID PRADO.

ALUNOS COMPONENTES DA ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS

1º Violino

Juan Carlos (Spalla)

Ana Victoria Nunes Santos (Concertino)

Daniel Fortes Silva do Nascimento

Francisco Alves de Sousa Silva Junior

João Pereira dos Santos Neto

Júlio Cesar Alves Gomes

Pollyany Pereira da Costa

2º Violino

Josieldo do Nascimento Santos

Maria Clara Nunes Lima

Maria Shelda de Olivera Neres

Gabriel Joaquim Lima Araújo

Suely Rodrigues de Brito

Juliana Pereira da Silva

Viola

Francisco Renato Ferreira Gomes Jr.

Wandergleydson Wernek Pedrosa Lima

Hudson Mateus Costa Vieira

Violoncelo

Caio Michel Cardoso Da Silva

Daniel Santana de Sousa

Giuliano Carvalho Gomes

Ana Raquel Alves Pereira de Sena Rosa

Contrabaixo

Bruno Rafael Diaz Pereira

Jose de Ribamar Diniz Pereira

PROGRAMA DO CONCERTO

Antonio VIVALDI (1678-1741) – “As quatro estações”

Concertos para Violino* e Orquestra, da obra O confronto da Harmonia e da Invenção op. 8 (1725) 40’

*Violino solo: Juan Carlos

 Concerto n.1 em Mi maior, RV 269 “A Primavera”

  1. Allegro

  2. Largo e pianissimo

III. Allegro pastorale

 Concerto n.2 em Sol menor, RV 315 “O Verão”

  1. Allegro non molto

  2. Adagio e piano – Presto e forte

III. Presto

 Concerto n.3 em Fá maior, RV 293 “O Outono”

  1. Allegro

  2. Adagio molto

III. Allegro

 Concerto n.4 em Fá menor, RV 297 “O Inverno”

  1. Allegro non molto

  2. Largo

III. Allegro

Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959) – Prelúdio das Bachianas Brasileiras n.4  4′

Pixinguinha/ Braguinha – Carinhoso

Luiz GONZAGA / Zé Dantas – Xote das Meninas 3’

César GUERRA-PEIXE / CLÓVIS PEREIRA – Mourão

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.

 

PROJETO MÚSICA PARA TODOS AGORA COM INSCRIÇÕES ONLINE

 

17155186_1295331600555850_5571525068919248145_n

 

Em 2017 o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e comemora com você de várias maneiras. Serão diversas apresentações gratuitas nos 4 cantos da cidade e Concertos das Orquestra de Violão, Orquestra de Flauta e da Orquestra Jovem do Música Para Todos no Palácio da Música e no Teatro 4 de Setembro.
Se você ama a música e sempre sonhou tocar um instrumento ou cantar, agora chegou a sua vez. Nos 18 anos do Música Para Todos estamos facilitando a conquista do seu sonho através da Inscrição online em nosso site. Venha estudar no Projeto Música Para Todos que continua cada vez mais perto de você: ensinando arte e modificando vidas!

Olha novidade que o Projeto Música Para Todos tem para você que deseja estudar conosco!
Ao preencher a primeira parte, você receberá um e-mail com o link para complementar o seu cadastro.

Só não esqueça de salvar o que está feito.

Esta é a primeira versão do cadastro online. Caso ocorra erros, por favor, nos relate através do messenger.

Acesse o link abaixo e faça já seu cadastro!

Clique aqui para fazer o seu cadastro

Clique aqui para ir para a nossa fanpage

 

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.

 

BANDA TOM & REGGAE SERÁ ATRAÇÃO NO RECITAL NA SALA AGOSTINHO PINTO!

tom e reggae

A Banda Tom & Reggae, surgiu com a intenção de evangelizar através do reggae. A proposta da banda é levar a palavra de Deus às pessoas que muitas vezes são marginalizadas pela sociedade, como nos tempos de Jesus.

Nesse show eles irão apresentar canções autorais, releituras e citações de cantores e bandas nacionais e internacionais. Reggae, pop, rock, groove, boi, baião e letras do bem, inspiradas na Palavra de Deus.

A banda é composta por Machado Junior(Violão, guitarra e vocal), Fernando Fliper Carvalho (Vocal, bateria), Ezequias Lopez (Baixo, vocais), Joel Barros (Guitarras) e Jardan Barros (teclado).

Venha conhecer e curtir o som da Banda TOM & REGGAE nessa sexta feira dia 02 de Setembro na Sala Agostinho Pinto às 18h45 no recital “A Palavra da Pedra é coisa de coração”.

TOM

Dia das Mães será comemorado com recital de piano neste sábado (07)

Os alunos da professora Maria Amélia Baião apresentarão um recital de piano que promete emocionar as mães do Projeto Música Para Todos, neste sábado (07/05). Além disso, um momento promete marcar o evento. Claudia Simone e Bebel Martins, mãe e filha, farão participação especial.

O recital comemorativo ao Dia das Mães acontece a partir das 9h. Todas as mães de alunos e que integram o Projeto Música Para Todos estão convidadas a fazer parte desta festa tão bonita e que já é tradicional na Instituição.

“Dia das Mães é uma data mágica. Estamos preparando um recital de muitas surpresas que, com certeza, será marcado pela emoção. Eu e minha mãe, Bebel Martins, apresentaremos canções que elas adoram e que muito revelam sobre nossa intimidade musical e amorosa”, afirma Claudia Simone, cantora e produtora de eventos do Projeto Música Para Todos.

Confira o programa do recital de piano:

Abertura: Valsa de Strauss a Quatro Mãos – Profª. Maria Amélia Baião e Claudia Claudino

1 – Gurlit – Sonatina op. 188 nº 4 – Fabiane Albuquerque

2 – Heitor Villa-Lobos – Vamos todos cirandar – Aline Alexandre

3 – Schubert – Ave Maria – Claudia Claudino

4 – F. Mignone – 5º Valsa de Esquina – Silmara Santana Moraes

5 – Nevin – Miniatura em Jazz – Ludson Pinheiro

6 –  Clementi – Sonatina op. 36 nº 4 – Ludson Pinheiro

7 – Chopin – Prelúdio nº 4 – Lucas Nascimento Pessoa

8 – Cramer – Estudo nº 1 – Lucas Nascimento Pessoa

9 – Cramer – Estudo nº 8 – Felipe Vieira Lima

10 – Kuhlau – Sonatina op. 59 (2º Movimento) – Hellysson Rodrigues

11 – Moskasky– Estudo nº 14 – Dyllmar Alves

12 – Chopin – Valsa op. 64 nº 1 – Dyllmar Alves

13 – Beethowen – Sonata op. 49 nº 2 – João Luzardo Neto

14 – Moskasky– Estudo nº 6 – Rafael Fontinele

15 – Chopin – Fantasia Improviso – Rafael Fontinele

 Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 36 mil em dezenas de municípios piauienses.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Projeto Música Para Todos orgulha-se em receber o patrocínio cultural do Banco Votorantim, Armazém Paraíba, Pintos, Grupo Cacique e Ferronorte.

Portal O Olho destaca jovens intercambistas do Música Para Todos

No próximo mês o italiano vai virar a língua oficial de Rudson. Ele não entende bem o idioma, mas isso, por enquanto, é o de menos. É a primeira vez que o garoto de 13 anos segue viagem para o exterior. Na mala, além de muita curiosidade, sua inseparável flauta doce.

Ele é aluno do Projeto Música Para Todos há quatro anos – mas começou a ter aulas de flautas na Unidade Escolar João Soares da Silva, onde cursa hoje o 7º ano, no bairro Monte Castelo. A mãe, Kayla Natyelle é só orgulho. “Ele ama música! Mandei ele escolher entre a flauta e o Pelotão Mirim, e ele optou pela flauta”, revela.

No final do ano passado, Rudson e os colegas Bruno, Rafael e José de Ribamar, todos alunos de flauta do projeto, montaram o grupo “Arte de soprar” para concorrer ao edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios, lançado pelo Ministério da Cultural em julho de 2014. Eles ensairam e competiram entre 28 grupos por uma vaga no projeto que leva alunos, instrutores e professores para fora do país. “Eu nem acreditei quando saiu a notícia. Fiquei muito louco!”, diz o garoto. “Imagina? 20 dias na Itália!”, comemora.

O grupo vai participar do I Seminário de Iniciação Musical Através da Flauta Doce e Canto, em Catânia, e levar um material todo traduzido para o italiano. Ângela Marinho, a coordenadora de Iniciação Musical do MPT já está ensaiando o idioma. “A expectativa é muito grande porque vamos ministrar o curso de Musicalização Infantil em outro país!”, empolga-se.

Além dos flautistas, quatro meninas de belas vozes também embarcarão na viagem internacional. Junto com o professor de teclado e flauta, Silvio Rosário, elas fazem parte do grupo “Eu e elas”, também selecionado para o intercâmbio. Samara Andrade tem 20 anos e pretende ser uma cantora profissional. Ela acredita que a viagem é uma grande chance de levar conhecimento – e trazer muita técnica na bagagem. Gláucia Barbosa, 17, além de cantar toca teclado e violão. Paula Milena tem 17 e acha que a viagem é uma chance de levar para fora a cultura piauiense. Já Chelsea Daise, de 16, está de olho na carreira acadêmica que a música pode lhe proporcionar.

“Elas são muito talentosas, eu fico impressionado”, diz Silvio, o professor de teclado que acompanha as garotas no repertório variado: forró, xote, MPB, baião e samba são alguns dos estilos bem brasileiros que eles pretendem levar para Itália. Silvio formou-se no Música Para Todos, onde começou a ter aulas aos 15 anos. Aos 24, é a primeira vez que viaja para fora do país. “Será uma experiência de troca muito enriquecedora para quem sonha em viver de música”.

Conexão Cultura Brasil

O edital de intercâmbio integra o Programa Conexão Cultura Brasil, do Mistério da Cultura, e tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e atividades de formação (cursos e estágios) no exterior.

O Música Para Todos concorreu pela primeira vez, por iniciativa da assistente social Valéria Franco, que pesquisa projetos e desenvolvimentos que possam se encaixar ao perfil da escola de música. “Desde o primeiro momento que lançamos o curso aqui na escola, os alunos se empolgaram muito”, conta a assistente. “Eles se mobilizaram para formar vários grupos e isso foi muito enriquecedor”.

Dos 28 grupos inscritos, apenas dois – no total de 12 pessoas entre alunos, instrutores e professores – vão participar do intercâmbio. Mas Valéria acredita que a própria experiência de disputar a chance já foi e está sendo inesquecível para todos. “Esses jovens estão percebendo que a música pode transformar a vida deles de uma maneira surpreendente”.

Fonte: Luana Sena – Portal O Olho 

Fotos: Maurício Pokemon 

content_IMG_4856

Aluno é destaque no Jornal O Dia em matéria sobre aniversário do ‘4 de Setembro’

Em comemoração ao aniversário de 120 anos do Theatro 4 de Setembro, o aluno do Projeto Música para Todos, Daniel Santana, foi personagem da matéria do Jornal Dia, veiculada no caderno ‘Torquato’, nesta quinta-feira (04). Daniel toca violoncelo e é um dos alunos de destaques do projeto e integra a Orquestra Infanto Juvenil Música para Todos.

Confira a abaixo a matéria completa:

Volta ao roteiro nacional marca os 120 anos do Theatro 4 de Setembro

Por: Maria Romero –  Jornal O DIA 

Um grupo de turistas de Recife (PE) caminhava lentamente pela Praça Pedro II, no Centro de Teresina, na manhã de ontem (03). Pela primeira vez na capital piauiense, Magdiel Lopes, Mírian Teresa, Teresa Medeiros e Solange Lopes escolheram o Theatro 4 de Setembro para iniciar o passeio pela cidade. “Gostamos muito. O mais legal que nós percebemos é que a programação é bastante movimentada e isso é muito importante”, observou Magdiel.

O diretor da casa, Antoniel Ribeiro, diz que manter a agenda cheia é o grande foco para o lugar. “Depois da grande reforma, há quatro anos, o teatro está não apenas adequado às questões fundamentais recomendadas pelo Ministério Público quanto à prevenção de incêndios, como ainda teve sua estrutura totalmente melhorada e está de volta ao roteiro nacional dos grandes espetáculos”, conta Antoniel.

Até o dia 22 e dezembro, de terça a domingo, há apresentações agendadas. Como fim do ano, a procura dos espetáculos nacionais, além das escolas e projetos de dança e música, aumenta muito.

Segundo ele, alguns dos incentivos são as novasestruturas de luz e som, além de telas e projetores para a exibição de ilmes, que estão agora disponíveis no espaço. O objetivo é acabar com a ideia de que não há teatro no Piauí. Ele destaca ainda que 80% dos espetáculos apresentados no Theatro 4 de Setembro são locais, o que incentiva o desenvolvimento cultural do próprio estado.

“O teatro é o coração da cultura do estado, a principal casa e espetáculos do Piauí. A gente costuma dizer que o artista que nunca se apresentou aqui, tem esse sonho. E os que já vieram, querem voltar sempre. É como um vírus que contamina”, diz ele, rindo.

A satisfação é completada quando Antoniel comenta que os piauienses finalmente estão aprendendo a ir ao teatro. O público tem lotado as sessões, esgotando os ingressos rapidamente. Grupos de dança que fizeram apresentações recentes na casa, já planejam voltar com duas sessões diárias, para atender aos expectadores.

“Hoje nós dispomos apenas de 500 lugares que lotam rapidamente. Estamos vivendo uma ótima fase, também com a reformulação do Projeto Seis e Meia. Os últimos convidados, como Guilherme Arantes e Joana, trouxeram muita gente. No próximo dia 25 nós traremos Paulinho Moska, e temos certeza de que o público irá prestigiar”, destaca o diretor.

Jovem faz apresentação marcante

O desejo de se apresentar no palco do Theatro 4 de Setembro, mencionado pelo diretor, foi realizado pelo estudante Daniel Santana, de 16 anos. Segundo ele, que há cinco anos começou a se interessar por instrumentos musicais, todas as apresentações são especiais. “Cada momento é especial, é um aprendizado novo. No Theatro 4 de Setembro, uma das coisas mais importantes é mostrar nosso trabalho para mais gente, chamar os jovens para investir na música, na arte, e não ficar nas ruas, nas drogas”, diz o adolescente, que faz parte do projeto Música Para Todos.

Antes de integrar o projeto, que Daniel conheceu na escola, ele já havia aprendido a tocar violão com um tio, que tinha o instrumento em casa. Algum tempo depois, na escola, o Musica Para Todos conquistou o jovem com o ensino da lauta. Daí em diante, ele aprendeu a tocar contrabaixo e violoncelo.

A apresentação de Daniel aconteceu em comemoração ao aniversário de 18 anos da Casa de Zabelê, que atende meninas e jovens em situação de violência.

Daniel Santana, aluno do Música para Todos foi destaque na imprensa local em matéria comemorativa aos 120 anos do Theatro 4 de Setembro

O aluno do Música para Todos foi destaque na capa da edição de hoje (04) do Jornal O Dia

Programação de aniversário

Em comemoração aos 120 anos do teatro, haverá espetáculos durante todo o dia de hoje (04). As apresentações terão início às 10h da manhã e seguirão até 21h. O diretor da casa, Antoniel, destaca que haverá espetáculos para todos públicos, gratuitamente.

No Clube dos Diários, durante todo o dia, também haverá uma programação. O espaço receberá exposições e pinturas e esculturas. No teatro, às 10h, haverá o espetáculo infantil O Diário da Bruxa. Depois, às 15h, a Escola de Dança do Estado do Piauí fará sua apresentação. Às 19h, em um show em homenagem ao poeta Torquato Neto, apresenta-se a banda The Self. O Grupo Harém de Teatro levará a comédia Abrigo São Loucas às 21h. Ao fim da peça, haverá um coquetel e o corte do bolo em comemoração aos 120 anos da casa.