• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br

Arquivo da Seção: Galeria

Educadores musicais do Maranhão visitam sede do Música Para Todos

As visitas à sede do Projeto Música Para Todos não param! Na tarde de hoje (06), um grupo de 15 educadores musicais da cidade de Coelho Neto (MA) estiveram conhecendo as instalações da instituição que transforma vidas através da arte. Na cidade, a Educação Musical já é disciplina na grade curricular, como prevê a nova lei do Ministério da Educação, desde 2008.

Encantados com os instrumentos, os espaços das salas de aula, de apresentações musicais e outros locais da sede do Projeto, os educadores observaram cada detalhe, no objetivo de levar os bons exemplos à sua cidade. “É uma excelente estrutura e tudo está bem preparado como deve ser”, disse a coordenadora da Escola de Música de Coelho Neto, Raquel Santos, que há um bom tempo acompanha as atividades do Música Para Todos.

A Educação Musical é prioridade da rede municipal de ensino do município maranhense, onde os alunos do Ensino Fundamental I e II podem ter o primeiro contato com o universo da música e os bons frutos que este campo pode oferecer. Somente na Escola de Música de Coelho Neto, gerida pela Secretaria Municipal de Cultura, são mais de 1200 crianças atendidas, mas há ainda o acesso à educação musical nas escolas da zona urbana e rural da cidade.

“Na nossa cidade a música é uma disciplina implantada em sala de aula e isso é de extrema importância. Basta ver o Enem do ano passado quando caíram quatro questões sobre o assunto. A música tem sido um agente transformador e formador em Coelho Neto”, afirma o secretário adjunto de Cultura do município, Adelino Santos. O gestor que já residiu em Teresina acompanhava os passos do Projeto Música Para Todos.

A sede do Projeto está sempre aberta a visitações. Basta entrar em contato através do email comjornalismo@icsrita.org.br ou pelo telefone 3233.9506.

Abertura da exposição ‘Genu Moraes por Valdyr Fortes’ atrai grande público. Veja fotos!

Aberta ontem (26), na sede do Projeto Música para Todos, a Exposição ‘Genu Moraes por Valdyr Fortes’. No evento de lançamento familiares e amigos de ambos os personagens, jornalistas, fotógrafos e outros nomes da cultura local estiveram presentes.

A exposição fica aberta ao público até o próximo dia 30 de agosto. São mais de 30 fotos, capturadas pelas lentes e pelo olhar apurado e perfeccionista de Valdyr Fortes, que foi o fotógrafo preferido de uma das mulheres mais fantásticas do Piauí, Genu Moraes.

Veja os registros:

A cobertura completa do evento acontece no Programa Música para Todos na TV deste sábado (30), a partir das 11h, na TV Assembleia.

O Instituto Cultural Santa Rita foi apoiador da exposição idealizada pela Fundação Nacional do Humor.

Recital Didático de Piano comprova alto nível de alunos

Na noite de hoje (22), a Sala Agostinho Pinto, sede do Projeto Música para Todos, recebeu o Recital Didático de Piano com os alunos da professora Maria Amélia Baião. Na oportunidade, o professor e maestro Emmanuel Coêlho Maciel esteve presente. O recital foi uma prova de que os alunos do projeto encontram-se cada dia mais preparados.

Sete alunos participaram do recital: Dylmar Alves de Sousa, Lucas do Nascimento Pessoa, Solange Souza Viana, Hellyson Rodrigues Costa, Felipe Vieira Lima, Leonardo Teixeira Macedo, Rafael da Silva Fontenelle e André Felipe Gomes Silva.

No programa apresentado estavam algumas composições de Villa Lobos, como “A Moda da Carranquinha” e “Assim ninava mamãe”. Arnaldo Rebello com “Lundu Amazonense” e Chopin com “Fantasia Improviso” também foram canções apresentadas pelos alunos do Música para Todos.

A professora Maria Amélia Baião aproveitou o momento para reforçar a qualidade e alto nível dos alunos do projeto, escolhidos para participarem do recital didático. “É um desafio que permite que eles melhores. Eles vêm os seus amigos tocando e se sentem mais encorajados para tocarem algo cada vez mais difícil”, pontuou.

Ao final da apresentação, o maestro Emmanuel Coêlho conversou com cada um dos alunos.

Beto Marques

Confira os registros:

Colaboradores do Projeto Música para Todos participam de treinamento

A tarde desta quinta-feira (21) foi bastante produtiva para os colaboradores do Música para Todos, que exercem cargos de gestão. A psicóloga e especialista em recursos humanos do projeto, Gabriele Mesquita, ministrou o primeiro módulo do treinamento de Desenvolvimento de Líderes. Confira os registros:

Secretário de Cultura de Simplício Mendes visita sede do Música para Todos

Reginaldo Mendes, secretário municipal de Cultura de Simplício Mendes, esteve na tarde de hoje (15), na sede do Projeto Música para Todos. Visitando pela primeira vez as instalações da instituição ele revelou “sair satisfeito” por ter conhecido um projeto de tamanha estrutura e de relevante trabalho desempenhado.

“Como gestor, tiro o chapéu para o Música para Todos. Saio daqui animado para desenvolver um projeto como este no meu município”, afirmou o secretário de cultura de Simplício Mendes, cidade localizada a 379 quilômetros de Teresina.

Veja as fotos da visita:

 

Atividades nas férias

No mês de julho, as atividades do Projeto Música Para Todos não pararam. Tem aluno fazendo minicursos e aulas de reforço. Acompanhe a movimentação!