• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

"Sopro Divino" no Palácio da Música nesta quarta – feira

Um dos instrumentos musicais mais antigos e completos, no contexto de sua execução, a flauta doce, também chamada flauta de bisel, remonta a folclores europeus do século XIII. Produzindo um som melodioso, sempre foi usada como transmissão da alegria de viver por meio da música. Os teresinenses podem conferir a doçura do sopro musical nesta quarta-feira, 27, quando o grupo de flauta doce Sopro Divino se apresenta no Palácio da Música, mantida pela Fundação Monsenhor Chaves. A apresentação do grupo começa às 18h30. Entrada franca.

Na ocasião, o repertório compartilha com o público arranjos do maestro Beetholven Cunha para peças como “Vous tous que su La terra abitez”, de Louis Burgeois, e “Le Guerre – I Pavane/II Gailarde”, de Claude Gervaise d’apres Clement Janequin. Além dessas, composições do próprio Cunha, no caso “A Festa da Mata” (2006), uma suíte didática para quarteto ou consorte de flauta doce, “Filium Dei Unigenitum” (2010) e “Ciclo Piauiense (I – Carnaúba/II – Buriti/III – Manga/IV – Caju/V – Pequi)” (2010), este último em estreia mundial.

Criado em 1991 pelo professor Nivaldo do Nascimento, o grupo Sopro Divino veio com a proposta de musicalizar crianças e adolescentes. Atuando inicialmente no CIARTE São João, hoje biblioteca do bairro São João, o grupo foi transferindo algum tempo depois para o Teatro do Boi, onde recebeu sua atual denominação. No ano 2005, o trabalho do grupo foi ampliado com a aquisição de novos instrumentos. Hoje, o Sopro Divino trabalha com quatro naipes: soprano, contralto, tenor e baixo, ainda atendendo no seu bairro de origem com 26 crianças que se reúnem na Biblioteca Municipal do Bairro.