• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

SONORA BRASIL APRESENTA VIOLAS SINGULARES NO MÚSICA PARA TODOS

A Sala Agostinho Pinto foi palco do SONORA BRASIL que é realizado pelo SESC e tem o objetivo de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

O público que assistiu ao espetáculo ficou encantado com o recital didático que além das explicações sobre os instrumentos de cada um dos violeiros também consistiu na “contação de causos” que deixaram a plateia totalmente envolvida com os músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro.

Sidnei Duarte é músico e professor, nasceu em Uberaba, radicou-se em Curitiba, representa o Estado do Mato Grosso e apresentou a VIOLA DE COCHO, instrumento em que é especialista e sobre o qual desenvolveu importante pesquisa acadêmica.

Rodolfo Vidal apresentou a tradição da viola fandangueira ou caiçara, com a qual convive desde a sua infância em Cananeia (SP) e arrancou aplausos do público com suas próprias criações para o instrumento.

Mauricio Ribeiro é do povoado de Mumbuca cidade de Mateiros (TO) e apresentou a VIOLA DE BURITI, instrumento pouco conhecido fora do Estado de Tocantins que tem sonoridade e características físicas bastantes articulares. A 1ª Viola de Buriti foi criada e projetada pelo seu avô Antônio Beato.

VIOLAS SINGULARES são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o FANDANGO no norte do Paraná e sul de São Paulo, e o CURURU e o SIRIRI do Estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do serrado. Os músicos: Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro vão deixar saudades!

1º DIA DE SONORA BRASIL 2608