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SEMINÁRIO DO MÚSICA PARA TODOS REÚNE O ERUDITO E O POPULAR COM O GRUPO VIVA LOBOS E O PROJETO CORDEL NAS ESCOLAS

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                                                                                                                             Intercambistas em Recital no Projeto Música Para Todos

No final de 2016 o Grupo Viva Lobos formado pelos alunos de piano e violão do Projeto Música Para Todos e os professores, Maria Amélia Azevedo (piano) e Damião Bezerra (violão), participaram de um intercâmbio e realizaram o curso de Formação e Qualificação do Grupo Viva Lobos no Research And Innovation In Music And Music Educationna que aconteceu na Universidade de Granada- Espanha, o intercambio foi feito através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

FNC

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                                                                                                             Intercambistas na Universidade de Granada, na Espanha.

Os intercambistas passaram um mês de intensos estudos onde aprenderam técnicas e trocaram experiências, e também se apresentaram durante esse período na programação realizada pela Universidade de Granada, agora, como contrapartida a esse valoroso intercâmbio, apresentarão o Seminário Piano, Violão e Cordel que acontecerá de 14 a 19 de agosto de 2017.

O Seminário terá como temática o violão e o piano e como convidado o Projeto Cordel nas Escolas trazendo uma homenagem ao poeta e cordelista Pedro Costa, com essa programação mais do que especial, comemoraremos o aniversário de Teresina. Dois momentos serão representativos no Seminário Piano, Violão e Cordel: o encontro entre o erudito e o popular, representado pelos alunos de piano e violão, e a homenagem que será feita ao saudoso poeta e cordelista Pedro Costa falecido em março deste ano.

Os alunos, professores, o Projeto Cordel nas Escolas  e participantes vivenciarão no Seminário Piano, Violão e Cordel uma rica troca de experiências, de formação e qualificação, que por sua vez compartilharão com outros jovens e adultos, contribuindo para a formação de um público mais musical, e estimulando o surgimento de futuros artistas.

A professora de piano Maria Amélia Azevedo declarou que “Os intercambistas estão preparados para participar do Seminário Piano, Violão e Cordel como forma de retribuir à sociedade tudo que foi vivido e o aprendizado adquirido neste intercâmbio. O Seminário é uma forma de propagar as experiências e aprendizado adquiridos. ”

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                          Intercambista Hellyson Rodrigues Costa durante Recital na Universidade de Granada, na Espanha.

SEMINÁRIO PIANO, VIOLÃO E CORDEL

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA (14/08)

 18:45h

Projeto Música Para Todos

Abertura: Homenagem à Pedro Costa

Participação Especial Joaquim da Mata

Concerto de Piano e Violão do Grupo Viva Lobos

TERÇA (15/08)

14h

Projeto Música Para Todos

Palestra “Intercâmbio, Globalização e Cultura”

 

 18:30h

CEU Vieira Toranga, Avenida Ministro Sérgio Mota, S/N, Parque Estael, zona Norte

Palestra: “Intercâmbio, globalização da Cultura”

Apresentação Grupo Viva Lobos do Música Para Todos

 Homenagem a Pedro Costa

 

 QUI (17/08)

 18h

Projeto Música Para Todos

Homenagem à Pedro Costa

Palavra aberta aos Conselheiros da FUNCOR

Grupo Viva Lobos do Música Para Todos

Coquetel

 

 SEXTA (18/08)

 18:30h

CEU Ana Maria Rego, bairro Porto Alegre, zona Sul

Palestra: “Intercâmbio, globalização da Cultura”

Apresentação Grupo Viva Lobos do Música Para Todos

 Homenagem a Pedro Costa

 

SÁBADO (19/08)

A partir das 12h

Casa do Cantador

Professores e alunos do Grupo Viva Lobos do Música Para Todos e os Violeiros e Cordelistas do Projeto Cordel nas Escolas encerrarão o Seminário na Casa do Cantador. 

ALUNOS DE PIANO ( Profª Maria Amélia)

Dyllmar Alves De Souza

Lucas Nascimento

Fabiane Albuquerque

Hellysson Rodrigues Costa

Ludson Jorge Frota Pinheiro

ALUNOS DE VIOLÃO (Prof. Damião Bezerra)

Carlos Henrique De Araújo Rocha

Luzivania Furtado Pontes

Gustavo Carvalho De Paula

Seminário Piano, Violão e Cordel será totalmente gratuito e faz parte dessa globalização da cultura que traz pontos positivos, como a conquista de intercâmbios culturais, e por isso agradecemos a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em ser financiado pela Lei ROUANET e Lei do SIEC-PI, através do INSTITUTO VOTORANTIM, ARMAZÉM PARAÍBA, FRIGOTIL, PINTOS, FERRO NORTE e CONSELHO NACIONAL DO SESI, instituições que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.

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De chapéu, o Poeta e Cordelista, Pedro Costa.

SAIBA MAIS SOBRE O HOMENAGEADO DO SEMINÁRIO PIANO, VIOLÃO E CORDEL:

O POETA E CORDELISTA PEDRO COSTA

Já disseram que Pedro Costa seria o Dom Quixote do Cordel, fazendo alusão ao fato dele encampar uma luta quase perdida, um sonho que quase foi alcançado em vida. No entanto ele e, outro grande nome do Cordel no Piauí, o Mestre Pedro Mendes Ribeiro, plantaram a semente, com a iniciativa e desenvolvimento do Projeto Cordel nas Escolas.

A morte de Pedro Costa em março deste ano entristeceu o meio cultural piauiense, um homem com o seu exemplo, dedicação e trabalho, que fez história e mudou a realidade de muitas pessoas, só poderia ser muito querido por aqueles que fizeram parte dessa história e até por outros que nem chegaram a conhecê-lo.

Pedro Costa deixa um grande legado para o Piauí, sua vida foi dedicada a arte e a cultura, ele escreveu e publicou milhares de cordéis dele e de seus pares, que divulgava Brasil a fora, também produzia a importante Revista De Repente, com tiragem mensal e circulação nacional e internacional, mas seu trabalho mais importante era o Projeto Cordel nas Escolas.

Nesse Projeto, a arte da cantoria está comprometida com o processo formativo do público escolar, pois o violeiro, além de versejar sobre a realidade social local, ainda apresenta novos estilos de criação literária, onde o aluno pode usar de suas próprias experiências e reflexões no processo criativo. O Projeto Cordel nas Escolas passou por duas fases durante sua trajetória. A primeira foi iniciada pelo Mestre Pedro Mendes Ribeiro e a segunda, pelo poeta Pedro Costa.

A Fundação Nordestina do Cordel FUNCOR, criada por Pedro Costa em 1999, desenvolveu o projeto “Cordel nas Escolas” na rede pública, nas esferas estaduais e municipais, com o apoio do Ministério da Cultura através do Programa Pontos de Cultura.

Nessa linha, o projeto tinha por finalidade sensibilizar os estudantes para a importância da literatura de cordel, como forma de preservar e divulgar essa manifestação popular. A iniciativa ganhou mais força quando recebeu do Ministério da Cultura o PRÊMIO ESCOLA VIVA 2007, destacando-se no quesito educação e cultura. Essa ação deu vida à I Coletânea de Cordéis Produzidos por Crianças, com diversos temas como: saúde, problemas sociais, violência, drogas, dengue, sentimentos, cultura e o próprio cordel.

O poeta Pedro Costa colocou em palavras o que esse projeto representou para ele, como cordelista, “Nossa maior alegria é saber que estamos descobrindo poetas mirins nas salas de aula, tirando do anonimato talentos teresinenses. Muitos desses alunos não sabiam que tinham o dom de versejar, a provocação dos mestres da literatura popular, fizeram com que eles se encontrassem com a poesia, com apenas duas horas de aula eles começavam a narrar histórias em versos de sete sílabas, rimando, metrificando e criando estórias fabulosas. ”

Nos anos de 2007 e 2008, o Projeto Cordel nas Escolas ganha ainda mais destaque, devido ao reconhecimento do Ministério da Cultura, como pode ser visto abaixo:

Prêmios recebidos pelo Projeto Cordel nas Escolas

PRÊMIO INSTITUIÇÃO/ QUESITO ANO:

ESCOLA VIVA (Ministério da Cultura/Educação e Cultura 2007)

CULTURA VIVA (Ministério da Cultura)

– Valorização da cultura brasileira como meio de construção de identidade e cidadania. 2007

MESTRE HUMBERTO MARACANÃ (Ministério da Cultura)

– Iniciativa exemplar que envolve manifestações da cultura popular brasileira/ 2008

ASAS DA CULTURA (Ministério da Cultura)

– Acesso das comunidades mais excluídas ao usufruto de bens culturais 2008

PONTOS DE VALOR (Ministério da Cultura) LUDICIDADE

– Práticas inovadoras em ações com foco na formação e promoção de valores de vida. 2008

PONTINHOS DE CULTURA (Ministério da Cultura)