Os alunos e instrutores do Música Para Todos estão realizando curso no Núcleo de Atendimento Intergeracional (NAI) Vila Bandeirante, periferia da zona leste de Teresina. Crianças, adolescentes de seis a dezessete anos atendidos pelo núcleo estão tendo a oportunidade de ter oficinas de flauta doce e canto.
As atividades fazem parte da programação do I Seminário de Iniciação Musical através da Flauta Doce e Canto, realizando oficinas de iniciação, flauta doce, apresentações artísticas e culturais. O seminário foi realizado em Catânia, na Itália, onde o grupo Cidade Leste Para Todos realizou intercâmbio.
A instrutora e coordenadora da Iniciação Música Para Todos, Angela Marinho, explica que a ação é uma contrapartida do que já foi desenvolvido na Itália. “Aqui estamos trazendo o que sabemos fazer e o que aprendemos em Catânia. É uma forma de prestarmos contas do nosso trabalho, além das nossas atividades de intercâmbio”, destaca.
O NAI Vila Bandeirante é o primeiro beneficiado com a ação, mas o projeto visa percorrer escolas, e outras unidades socioassistenciais nas periferias da capital a cada semana.Diversas escolas devem receber o grupo, que levará atividades, apresentações musicais e um pouco de seus conhecimentos.
“É uma oportunidade que esses adolescentes têm de despertar o gosto pela música, para que em seguida eles mesmos repassarem esses conhecimentos na comunidade, ou quem sabe até, vir a ter uma carreira no ramo”, frisa Elisângela Silva.
O NAI Vila Bandeirante é uma unidade de atendimento da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas).