• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Rubervam Du Nascimento lançará livro no Música Para Todos

No aniversário de 14 anos do Música Para Todos, que acontecerá no próximo dia 22 de maio, o poeta Rubervam Du Nascimento fará relançamento do seu livro “Às vezes, Criança – Um quase retrato de uma infância roubada" no Hall da Biblioteca Orlânia Freire. O livro foi escrito em parceria com o fotógrafo Sérgio Carvalho.

A publicação apresenta um retrato sobre a dura realidade em que vivem milhares de crianças no Brasil, que tiveram a infância roubada, obrigadas a trabalhar precocemente em busca da sobrevivência. Os autores são auditores-fiscais do trabalho e convivem rotineiramente com situação de exploração do trabalho, quando estes fazem fiscalizações.

O livro foi lançado inicialmente no 30º Enafit – Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho realizado em Salvador/BA, em novembro passado, e em Montevidéu/Uruguai, em dezembro de 2012. Em Teresina foi lançado no mês de fevereiro deste ano.

Os escritores propõem no livro o jogo de poemas e imagens que buscam retratar a dor e o desalento do trabalho infantil, entrelaçados com pequenos momentos de pura infância, que nos fazem lembrar de que outro mundo é possível. A publicação é patrocinada pelo Sinait e pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT do Ceará e conta ainda com apoio da Associação Nacional dos Juízes do Trabalho – Anamatra e Associação dos Auditores – Fiscais do Trabalho do Piauí – Aitepi.

Rubervam Du Nascimento é um poeta brasileiro, colaborador da imprensa alternativa desde os anos 70. Natural da Ilha Upaon-Açu, São Luís – Maranhão é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), atua como fiscal do Ministério do Trabalho e foi ainda presidente do Centro Colegial dos Estudantes Piauienses (CCEP) e da União Brasileira dos Escritores, UBE/PI .

Participou de atividades culturais nos anos 70 e posteriores, tendo suas obras incluídas em várias antologias, como: "Aviso Prévio" (1977); "Ô de Casa" (1977) e "Piauí: Terra, História e Literatura" (1980), dentre outros. Integrou ainda a colectânea "Baião De Todos" (1996), organizada por Cineas Santos.

Participam ainda da programação de aniversário do Música Para Todos os escritores: Nathan Sousa, como livro “O percurso das horas”; Caio Negreiros, com “Poemas Insidiosos” e ainda a Autobiografia de João Ferreira Melo.