• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

‘Ritmos Calientes’ é o show apresentado nesta semana

Show 'Ritmos Calientes' mostra grandes sucessos da música latina

Show ‘Ritmos Calientes’ mostra grandes sucessos da música latina

O melhor som e ritmo da música latina também ganha espaço nos recitais do Projeto Música para Todos. Amanhã (10), o peruano Guido Andyno, que já reside em Teresina há alguns anos, irá mostrar o seu trabalho na Sala Agostinho Pinto, a partir das 18h45min.

Nascido na cidade de Iquitos, capital da Amazônia Peruana, tendo formação autodidata musical. Desde criança usava os objetos e utensílios como instrumentos de percussão para suas canções e ritmos. Na adolescência formou uma banda ao lado de seus primos, tocando claves, maracás e güiro, instrumentos básicos da música latina.

O seu desejo em conhecer outras cidades do Peru e de outros países, Guido Andino mudou-se para Lima, capital de seu país, e para a cidade de Trujjillo-Huanchaco descobriu a arte de surfar.

Iniciou sua carreira como produtor de shows artísticos, escolhendo o Brasil como país preferido, devido a sua variedade de ritmos, riqueza e talentos dos músicos brasileiros e calor receptivo de seu povo.

Já no Brasil, formou com seu amigo percursionista e baterista peruano Jimmy De La Torre, a primeira orquestra de salsa genuinamente latina, na cidade de Belém (PA), fazendo grande sucesso no cenário musical da capital paraense e influenciando os ritmos latinos nos anos 90.

Na região Nordeste iniciou uma nova temporada de divulgação da música latina em shows variados com projetos nas principais cidades do Norte e Nordeste, como Manaus, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, João Pessoa e Recife.

Também participou como instrumentista e cantor com diversos artistas e bandas nordestinas, com trabalhos de pesquisa rítmicas e em grandes eventos, dividindo palco com grandes nomes da MPB, Jazz, Blues, Rock, dentre outros. Entre os nomes destes artistas, que Guido teve o prazer de trocar experiências estão Luizão Paiva, Arthur Maia, Rodrigo Santos, Guto Goffi, Fernando Magalhães, Barão Vermelho, Kadu Menezes, George Israel e Ney Conceição.

Guido participou ainda da retomada do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil no Piauí (Cromb-PI), no ano 200, além de contribuir para a instalação do Sindicato dos Músicos do Piauí, em 2011, como vice-presidente da entidade, e também da criação e fundação da Federação Nacional de Músicos Profissionais do Brasil (                Fenamusi-RJ).

Atualmente, Guido Andyno realiza trabalho independente de divulgação da música latina, pesquisando e resgatando a experiência de anos de estrada na música popular, com o objetivo de projetar seu trabalho a nível cultural, social e empresarial.