• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

REDE PENSE PIAUÍ ABRAÇA O CÂNION DO RIO POTY

CANALÃO DO RIO POTY - CASA DE PEDRA PIAUÍ

“Canalão do Rio Poty – Casa de Pedra Piauí – PI”

A Rede Pense Piauí está promovendo uma grande Expedição ao Cânion do Rio Poty com o objetivo de sensibilizar as autoridades para criação de uma Unidade de Conservação, de um Parque que seja capaz de proteger, de valorizar e de divulgar todas as potencialidades deste belo patrimônio natural e cultural do Piauí.

Hoje, (02.06.17), exatamente as 12:30h, diversas autoridades, entre eles, pesquisadores em arqueologia, biologia, paleontologia, geologia, botânica, além de todos os melhores fotógrafos do Estado que estão participando da Expedição Parque Cânion do Rio Poty, partiram anunciando a possibilidade de uma poderosa rede de Pesquisas para a Arqueologia e Paleontologia no Nordeste.

Cedinho em Pedra da Araraa - Cana Brava - Buriti dos Pontes

“Cedinho em Pedra Arara, Cana Brava – Buriti dos Montes -PI.

Também participam diversas autoridades do Executivo, do Judiciário e do Legislativo, das mais diversas esferas de poder, tendo como próxima parada o Monumento do Jenipapo, em Campo Maior, terra de heróis.

Propositadamente a Rede Pense Piauí, com esse gesto, nos chama para que todos abracem o Rio Poty, pois existe uma grande riqueza turística na região do cânion e os órgãos ligados à preservação do meio ambiente devem se mobilizar para fazer a preservação do local, lá existem pinturas rupestres que ainda sequer foram pesquisadas por estudiosos.

Depois de Campo Maior, o grupo segue para Pedro II, na Serra dos Matões. Feito o pernoite, finalmente chegarão ao Cânion, nos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro e Buriti dos Montes. Todos os Prefeitos desses municípios estarão presentes, entre eles, os de Campo Maior e de Piripiri.

A Universidade Federal do Piauí deu todo o apoio conceitual, através do Núcleo de Pesquisa da Justiça, e, como nos afirmou o Magnífico Reitor, a UFPI participarão dos desdobramentos que haverão de se suceder com a Expedição.

O Cânion do Rio Poti é um fenômeno criado pela passagem do rio por uma fenda geológica situada na Serra da Ibiapaba entre o Piauí e o Ceará, se estendendo por quatro municípios: Crateús, no Ceará; Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, no Piauí.

Cedinho - Leito do Rio Poty - Castelo do Piauí

“Cedinho – Leito do Rio Poty – Castelo do Piauí -PI”

A PROPOSTA DA REDE PENSE PIAUÍ

 A Rede Pense Piauí surgiu a partir de conversas na Universidade Federal do Piauí e no Cenajus com a finalidade de garantir o desenvolvimento permanente do estado e tem 600 lideranças de vários segmentos, entre eles, apicultura, fruticultura, arqueologia, música, educação e várias outras áreas, especialmente no que diz respeito a ecologia.

O movimento nasceu dentro do CCHL junto com a Universidade Estadual do Piauí e com o movimento em defesa do Rio Parnaíba. O objetivo desse movimento é estabelecer pontos de ligação entre as várias lacunas sociais que existem no nosso estado, de forma fragmentada, com vistas de criar mecanismos de articulação entre essas inteligências individuais que são reconhecidas nacionalmente.

Para que desta forma, seja produzida uma inteligência coletiva, com objetivo de promover ações pensadas para o estado. Estimular o desenvolvimento do Estado e buscar novas alternativas de crescimento, de forma sustentável e comprometida. É com esse objetivo que alguns empresários estão se mobilizando para a efetivação de uma ação macro de transformação do Piauí.

A Rede Pense Piauí, como é denominada, reúne profissionais de diversas áreas que elaboraram um projeto que contempla ações em diversas áreas, e tem realizado encontros e discussões para a formatação de propostas de desenvolvimento em diversas áreas.

O grupo busca a construção de um documento-referência que contemple dimensões e problemas sociais, culturais, políticos, ecológicos e educacionais do Piauí, embasado nas proposições daqueles que defendem uma sociedade mais justa e igualitária.

Cedinho em Serra do Café - Buriti dos Montes

“Cedinho em Serra do Café – Buriti dos Montes- PI”