• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Recital Quarteto Passos de Violão

O recital Quarteto Passos de Violão foi a grande atração da noite de segunda-feira (22) no Projeto Música Para Todos. O grupo é composto por Dieudes Laênio, José Brandão, Jairo Aurélio e Jefferson Brito, que são estudantes do curso de Educação Artística com Habilitação em Música da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O grupo tem dois anos e foi formado quando os integrantes faziam aulas práticas de violão do curso com o professor Evaldo Passos Sérvio. O nome Quarteto Passos é uma homenagem a esse professor que é o grande incentivador e orientador do grupo.

De acordo com o grupo, um dos objetivos deles é desvendar os mistérios existentes no livro Quarteto de Violões, de autoria de Evaldo Passos. Nessa obra encontram-se repertórios bem populares, bem acessíveis e agradáveis da música popular brasileira. Entre nomes da MPB, estão os arranjos de músicas de grandes compositores como Luiz Gonzaga, Edu Lobo, Heitor Villa Lobos, Ernesto Nazareth e muitos outros.

Para Brandão, essa iniciativa deles se unirem para passar para sociedade o que eles aprenderam dentro da universidade tem trazido resultados positivos. “Hoje além de fazermos apresentação em eventos dentro da Universidade nós somos convidados, também para se apresentar em outros locais, como no Palácio da Música”, diz.

Jefferson, Brandão e Jairo iniciaram seus estudos de música no Projeto Música Para Todos. Hoje são instrutores de violão do Projeto.  Já Dieudes desenvolve trabalhos com música em projetos de violão em escolas públicas.

Na apresentação, no Projeto M[usica Para Todos , o Quarteto trouxe as canções: Reflexions, de Pieter Van Staak; Assum Preto, de Luiz Gonzaga com arranjo de Emanuel Nunes; Upa Neguinho, de Ed. Lobo e G. Guarniere; Gonzaguianas, de Luiz Gonzaga com arranjos de Evaldo Passos; Diálogos Noturnos, de Beetholven Cunha; Baião, de Luiz Gonzaga com arranjo de Emanuel Nunes.