• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Raul Seixas é homenageado pelo grupo Rock Para Todos

Raul teve seus grandes sucessos interpretados durante o Recital “Rock Raul Para Todos” realizado na sala Agostinho Pinto, no Projeto Música Para Todos, nesta segunda-feira (29). O músico, compositor e cantor é considerado um dos grandes representantes do rock no Brasil. Se estivesse vivo, Raul (1945-1989) teria completado 70 anos de idade neste mês de junho.

O grupo interprete dos principais sucessos de Raul, surgiu no ano de 2014 com a proposta de homenagear as lendas do Rock nacional e internacional. Composto por quatro integrantes: Sara (vocal), Nayane Costa (bateria), Ruan Andrade (guitarra) e Caio Alves (violão), a turma é coordenada pela Prof.ª Sandra Cardoso, do Projeto Música Para Todos.

“O grupo tem mostrado entrosamento desde que foi criado, no ano passado. São jovens esforçados, que ensaiam pelo menos uma vez por semana com o incentivo do Projeto Música Para Todos. O evento de hoje só confirma o quanto vale a pena apostar na música para transformar vidas”, ressaltou a Professora.

 O recital desta noite contou com a participação especial do jovem multi-instrumentalista, Eduardo Machado, que também é historiador e pesquisador sobre as influências da música nos movimentos culturais do Piauí.

Eduardo falou sobre a sensação de participar pela primeira vez de uma apresentação musical no Instituto santa Rita. “É gratificante está neste ambiente pela primeira vez. Sinto-me em casa, pois aqui é ensinado música como instrumento de transformação social, onde a música influencia e desperta outros tipos de inteligência, ela vai além”, comentou.

O homenageado:

Raul Seixas (1945-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, um dos grandes representantes do rock no Brasil. Nasceu em Salvador, Bahia, no dia 28 de junho de 1945. Desde a adolescência, ficou impressionado com o fenômeno do Rock and Roll, o que levou a criar uma banda chamada “Os Panteras”.

Lançou o seu primeiro disco em 1968, “Raulzito e seus Panteras”. Mas o sucesso veio mesmo depois do lançamento do disco “Krig-ha, Bandolo!” (1973), cuja música principal, “Ouro de Tolo”, fez grande sucesso no Brasil. O disco tinha outras músicas de grande repercussão, como “Mosca na Sopa” e “Metamorfose Ambulante”.

Em 1974, criou a Sociedade Alternativa, um conceito de sociedade livre inspirada no ocultista Aleister Crowley e que foi tema de uma de suas canções do disco “Gita” (1974).