• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Pós-graduação em música começa em setembro

 

 Inicia em setembro, na sede do Projeto Música para Todos, uma pós-graduação em Arte-educação para o Ensino de Música. O curso é voltado para profissionais da área interessados em capacitação específica, uma vez que a partir de 2012 o ensino de música será obrigatório na educação básica, que inclui ensino fundamental e médio, conforme determina a lei federal 11.769, de 2008.
 
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede do Música para Todos, que é parceiro da iniciativa, cedendo o espaço físico à Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (FTDR), instituição credenciada pelo Ministério da Educação há mais de 15 anos, através da qual os concludentes receberão a certificação de especialista. O curso tem duração prevista de 17 meses, com aulas aos sábados a cada 15 dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
No programa do curso, que será ministrado por professores mestres e doutores, estão disciplinas como Fundamentos Filosóficos e Estéticos da Arte, História da Música, Teoria da Música, Prática de Leitura Musical, Técnica vocal e Prática coral, entre outras, como Prática Instrumental e Prática do Magistério. Ao final, os alunos produzirão artigos científicos.
 
O público-alvo são portadores de diploma de curso superior, com formação na área específica ou áreas afins, que obterão diploma de pós-graduação. Alunos sem curso superior poderão também frequentar o curso e receberão certificado de participação em curso de extensão.
 
A pós-graduação conta ainda com o apoio da Ordem dos Músicos do Piauí. Segundo Severino Santos, a Ordem conta atualmente com cerca de 600 profissionais, dos quais apenas a metade tem formação superior. “Esse curso vem para capacitar os profissionais, para que o Piauí possa atender mais facilmente a essa necessidade da lei”, comenta.