• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Projeto Sopro Novo forma turmas de flauta doce em Teresina

Nos últimos 15 anos o Projeto Música Para Todos formou centenas de músicos, alguns  tornaram-se professores e hoje nos auxiliam a levar o ensino da música cada vez mais longe. Ideias assim têm ajudado a criar outros projetos que, assim como a nossa escola, se dedicam a multiplicar o número de instrumentistas e professores de música pelo país.

O Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil, é um desses projetos que desde 2006 mantém parceria com o Música Para Todos. Criado inicialmente em São Paulo o projeto acabou se espalhando pelo país inteiro.

O professor Joel Carvalho, graduado pela Universidade Estadual Paulista esteve em Teresina, no ultimo dia 21 para a formatura de uma das turmas do Projeto Música Para Todos em parceira com o Projeto Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil e elogiou a formação dos estudantes de musica da cidade. Segundo ele, “a turma que continha 12 alunos, se desenvolveu bastante durante o curso e em breve os professores formados estarão lecionando para batalhões”.

mateia

O processo de formação dos alunos consiste em três tipos de seminários: flauta doce soprano, flauta doce contralto e seminário de prática de conjunto (flautas doce tenor e baixo). Em um primeiro momentos, grupos locais são montados por pessoas que têm interesse em participar do projeto. Em seguida professores já graduados pelo projeto vão a esses locais para realizar seminários. Após esses seminários são feitas monitorias com professores da região, por último acontece a formatura, onde esses alunos são certificados pela Yamaha Musical do Brasil para darem aulas em diversos pontos da capital.

Em todas as formaturas os alunos realizam um recital com obras indicadas pelos professores.

A programação do Recital dia 21 incluiu as seguintes obras:

-Da Pacem Domine – Melchior Franck

-Sapo Cururu – Folclore Brasileiro

-Jardim do Tempo – Melodia Européia

– Pavane – Toinot Arbeau

-Assum Preto – Luiz Gonzaga

-O Trem de Ferro – Folclore Brasileiro

 

Por Naum Celestino