• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

PROJETO MÚSICA PARA TODOS É DESTAQUE NO FESTIVAL ELEAZAR DE CARVALHO EM FORTALEZA

orquestra josieldo santos

O Projeto Música Para Todos participou do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza através dos alunos da Orquestra Jovem Música Para Todos. Esse ano de 2016 é o terceiro ano que o Projeto envia os alunos da Orquestra Jovem da instituição para participar dos 21 dias de festival.

Todo esse investimento na qualidade de ensino dos nossos alunos rendeu um reconhecimento muito especial para um dos alunos do Projeto, Josieldo Santos, que se destacou no festival e recebeu um violino de presente das mãos da pianista e organizadora do Festival: Sônia Muniz.

“ – Foi uma grande surpresa pra mim. Normalmente os alunos que recebem o violino são cearenses ou de outros estados. Estou muito feliz e agora o violino que ganhei é como se já fosse parte de mim! ” – disse Josieldo Santos, que hoje tem 16 anos mas iniciou no Projeto Música Para Todos com apenas 9 anos.

Josieldo Santos

Em sua 13ª edição, o Festival Eleazar de Carvalho reuniu, no campus da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), belas vozes, acordes afinados e muito aprendizado. O evento de música clássica, que já faz parte do calendário nacional, aconteceu de 3 a 24 de julho, com a realização de oficinas e cursos, além da apresentação de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas. A direção artística do festival fica a cargo de Sônia Muniz Carvalho, viúva do maestro Eleazar de Carvalho.

Professores, escolas e universidades de vários estados brasileiros e de outros países participam no evento, onde têm a oportunidade de interagir com um corpo docente renomado no cenário artístico brasileiro e internacional, além da possibilidade de conviver e de trocar experiências com alunos vindos de diversas partes do mundo.

O Festival Eleazar de Carvalho contribui para a formação de público de música erudita, gênero nem sempre acessível ou difundido.