• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Projeto Música Todos trás para Teresina curso Sopro Novo Yamaha

 

O Projeto Música Todos trás para Teresina o curso Sopro Novo, um programa da Yamaha musical do Brasil para a formação de professores que atuarão na musicalização de adultos e crianças. O curso será realizado nos dias 24 e 25, e depois será estendido para cada sábado do mês. O professor André Nobuyoshy Tokura, da Yamaha, será o ministrante responsável pelo curso. 
O Sopro Novo Yamaha é um programa de formação de professores de flauta doce que visa musicalizar adultos e crianças, contribuir com a formação de futuros artistas e aproximar as pessoas da música. A realização do programa em Teresina faz parte da estratégia de musicalização do Projeto Música Para Todos de crianças e adolescentes dos bairros da capital.
 Segundo a coordenadora dos cursos de Iniciação Musical dos bairros, Kécia Coutinho, o Projeto Música Para Todos se prepara para aumentar o número de instrutores envolvidos e o número de bairros atendidos pelos cursos de Iniciação Musical. Para isso, é preciso qualificar instrutores e que de preferência também residam nas áreas próximas às escolas onde ministrarão as aulas. “A Iniciação Musical está presente hoje em todas as regiões de Teresina, e a demanda por profissionais para atenderem essas escolas só aumenta, então precisamos de pessoas responsáveis, e aumentar a participação da comunidade no projeto.” Explica à coordenadora.  
O instrutor da Yamaha musical do Brasil, André Nobuyoshy Tokura, já é um amigo bastante conhecido dos piauienses, atuando também em seminários Piauí afora para a formação de instrutores de flauta doce em parceria com o Projeto Música Para Todos. Segundo o instrutor, o objetivo do curso é formar educadores musicais, que depois de formados levarão seus conhecimentos para jovens, crianças e adultos. “Usamos uma didática nova de ensino, bastante dinâmica e que envolve o aluno. Ao final esperamos despertar o educador que cada um traz em si e capacitá-lo para que também seja capaz de despertar o prazer pela música em seus alunos” explica o instrutor.
O Sopro Novo atua formando professores através de um processo que contém 3 tipos de seminários: flauta doce soprano, flauta doce contralto e seminário de prática de conjunto. Os interessados em participar do curso devem procurar a sede do Projeto Música Para Todos, na Avenida Pedro Almeida, nº145 bairro São Cristovão. O curso tem carga horária de 80 hora/aula e certificado reconhecido em todo o território nacional.