• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Projeto Música Para Todos promove a palestra "Música e seus novos conceitos

A globalização e explosão da era digital quebraram barreiras e modificaram paradigmas em todas as áreas, inclusive na Música. A arte passou a ser produzida e reproduzida de maneira bem diferente do que era feito até pouco tempo atrás. E para orientar estudantes, profissionais e amadores sobre os novos conceitos impostos por essa evolução, o Projeto Música Para Todos promove nesta quinta-feira, às 18h a palestra “A Música e seus novos conceitos”, com o professor Danilo Alves. O evento acontece na sala de apresentação do Projeto. A palestra é voltada para alunos da Instituição, professores, músicos profissionais, amadores e também será aberta ao público em geral.

De acordo com Danilo Alves, a intenção de debater o tema é fazer com que os participantes tenham contato com que há de novo nos conceitos de Música. “Nós vivemos em um mundo globalizado, onde tudo está interligado através da informação. E esse fenômeno também afeta a música”, justifica.

O professor faz uma comparação com o ensino de outras áreas. ”As ferramentas recentes permitem uma diversidade muito grande nas formas de ensino e aprendizado. No caso da música, o ensino é feito ainda de uma forma conservadora e vale apena incluir coisas novas”, avalia.

Estudar música da forma tradicional, para o professor, pode mudar para acompanhar esta nova realidade. “A música é democrática. Cada um faz da sua forma, assim como cada um também ouve o que quer. Mas para os músicos, é necessário ficar atento e atualizado  acerca de todas as possibilidades”, analisa.

Danilo Alves é músico tecladista. Formado em Administração de empresa pelo Instituto Camilo Filho – ICF. Técnico em música pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI. Está Pós-graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. É tutor presencial do Instituto Federal do Piauí – IFPI, no curso de Educação à Distância – EAD. É professor da Escola de Música de Teresina. É instrutor de teclado e prática do Projeto Música Para Todos, desde 2006. Ele também faz apresentação junto com a cantora Dandinha e banda.