• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Projeto Música Para Todos faz caravana por cidades do Piauí

O Projeto Música Para Todos realizou, entre os dias 15 e 17 de abril, uma caravana pelas cidades do Piauí onde o Projeto Acompanhando Hamelins está implantado. Os integrantes do Grupo Bossa Para Todos e do Grupo de Flauta Piçarreira para Todos se apresentaram nesses municípios, numa oportunidade de mão dupla: os alunos que freqüentam os cursos na sede do projeto mostraram, através de suas performances musicais nos grupos, o que já aprenderam em sala de aula e ao mesmo tempo os coordenadores do Música Para Todos puderam ver  como está o desenvolvimento da iniciativa proposta pelo Projeto Acompanhando Hamelins.

Por meio de uma parceria do Projeto Música Para Todos com as secretarias de educação dos municípios do estado, professores da rede pública de ensino foram capacitados para ensinar músicas nas escolas, levando iniciação musical de qualidade a crianças e jovens desses municípios, através da flauta doce. Isso é o Projeto Formando Hamelins.

A formação dos professores para difundir em sala de aula o ensino da música é só a primeira etapa de um processo de difusão cultural a que o Projeto Música Para Todos e o Projeto Formando Hamelins se propõem a fazer. Posteriormente e paralelo à formação do corpo docente da rede pública de ensino, é feito um acompanhamento para garantir que os Hamelins capacitados atinjam o objetivo proposto, que é o de formar crianças e jovens em futuros músicos, ouvintes críticos e perpetuadores da cultura local.

A caravana é uma ótima oportunidade para que os integrantes dos grupos musicais do Projeto Música Para Todos mostrem toda a sua desenvoltura com os instrumentos que tocam. Do outro lado, o público formado pelos alunos do Acompanhando Hamelins têm a oportunidade de se “espelharem” naqueles que um dia, também como eles, começaram a tocar instrumentos e puderam evoluir nessa prática.

O Projeto Formando Hamelins teve início em 2009, quando instrutores foram formados no município pólo de Piripiri. Poucos meses depois de iniciado, o projeto já contava com turmas em 25 municípios, reunidos nos pólos de Piripiri, Esperantina, Teresina e Barras, concluindo o estabelecimento dos quatro pólos de formação da região norte do estado.

Cidades visitadas pela caravana

A caravana passou pelas cidades de José de Freitas (foi apresentado em quatro escolas e na posse do comandante da Guarda Municipal com a presença do prefeito, vice-prefeito, secretária de educação e outros secretários municipais); Cabeceiras (foi apresentado na Escola Municipal Átila Lira, inclusive com a participação de um grupo de alunos da cidade); Barras (devido às avaliações bimestrais só foi possível a realização em uma única escola, mas a previsão era em quatro); Batalha (devido à chuva não foi possível a realização em praça pública, mas sim no Salão Paroquial com a presença da secretária de educação do município e vários professores); Esperantina (foi realizado em duas escolas públicas e contou com a presença da secretária de educação e  professores), Luzilândia (foi realizado em uma escola com a presença da Secretária de Educação,  várias diretoras de escolas e algumas secretárias municipais); Joca Marques (foi realizado na Igreja Matriz com a presença da instrutora de música do município); Madeiro (não foi possível a realização do evento devido à chuva); Morro do Chapéu do Piauí (não foi possível devido à forte chuva que ocorreu na noite do dia 16);  São João do Arraial (foi realizado com uma hora de atraso devido às péssimas condições da estrada. Além do Grupo de Flauta foi formado um trio com integrantes do Grupo Bossa Para Todos e também houve apresentação de alunos do município); Campo Largo e Porto.