• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Projeto Música Para Todos facilta acesso de crianças às aulas

“Eu adorei o ônibus, porque agora ficou mais fácil vim pra aulas”, destaca Viviana Vitória da Escola Municipal Machado de Assis, do bairro Renascença II que frequenta aulas do curso de violino no Projeto Música Para Todos. “O ônibus é mais confortável, agora fica mais fácil vim para as aulas. Não preciso mais dá voltas e voltas até chegar ao projeto, o ônibus leva a gente direto para casa e para vários lugares”, completa a Andreina Viana, também aluna do curso de violino.

Depoimentos como esse são comuns desde que Projeto Música Para Todos passou a dispor de um microônibus para levar seus alunos aos eventos. O transporte foi doado em maio deste ano pela Petrobrás, patrocinadora desde 2009.  De acordo com o gerente do Projeto, Luis Sá, a função do microônibus é trazer as pessoas que já participam do curso de iniciação musical nos bairros para ao Projeto com intuito de aperfeiçoar-los, no caso a flauta doce. Ou então para que eles aprendam a tocar outro instrumento como a Flauta Transversal, Clarinete, Violino entre outros.

O gerente destaca ainda que o microônibus tem melhorado o trabalho no projeto, já que antes era alugado uma van tanto para trazer os alunos, como para levá-los às apresentações, que nesse caso por questão de segurança trazia bem menos estudantes. “Agora não só os alunos dos bairros podem ser beneficiados, como já podemos montar um grupo bem maior para participar de eventos dentro e fora do estado”, ressalta.

Para Kárita Paiva, Instrutora de Violino da Orquestra Infanto-Juvenil UFPI Para Todos, o transporte veio propiciar a oportunidade, visto que a maioria dos alunos não teria como vir assistir todas as aulas no Projeto, pois nem sempre a mãe ou pai tem condições de acompanhar às crianças. “Além do mais, a passagem do coletivo é cara, nem todas as famílias tem condições de bancar com este custo. Com o ônibus permite que eles venham pra cá e voltem em segurança que é o mais importante. Acredito que sem o ônibus não teria essa grande quantidade de alunos que temos”, destaca.

A aluna Juliana Barbosa que há quatro anos participa do Projeto, começou tocando flauta-doce na Escola Municipal Professor João Porfirio de Lima Cordão, do bairro Renascença III, hoje está cursando violino. Ela diz que a chegada do microônibus facilitou muito a vinda dela para o Projeto. “Antigamente era muito difícil vim para aulas, porque a gente não tinha condição”, destaca.

As aulas que Juliana participa são realizadas todos os sábados pela manhã na Sede do Projeto. Ela e outras crianças estão iniciando no violino. E o microônibus está propiciando essa oportunidade delas se aperfeiçoarem em outros instrumentos, como destaca as alunas Natália Kelly e Laís Kelly que já tocam Flauta doce na escola em que estudam. “Estou gostando muito do projeto porque ele ajuda muitas crianças e o ônibus é bem legal e eu venho com meus amigos”, destaca as meninas.