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Projeto Música Para Todos e Centro Musical promovem workshops gratuitos e sorteiam 10 vagas em cursos livres

Pela primeira vez no Piauí será realizado o evento “Dia Nacional do Ensino da Música Para Todos” uma parceria entre o Projeto Música Para Todos e as Lojas Centro Musical. O evento acontece a nível nacional e é realizado pela Revista Música e Mercado tendo adesões por todo Brasil.

O Dia Nacional do Ensino da Música é uma ação coletiva para chamar atenção da mídia para o ensino da música, unindo comunidade, escolas, comércio, professores e marcas. A ação no País está prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de julho e prevê a adesão dos lojistas do setor que oferecerão aulas de música gratuitas em seus estabelecimentos

 Inspirada no ‘National Learn to Play Day’ (‘Dia Nacional para Aprender a Tocar’), do Reino Unido, a Música & Mercado lança a campanha do “Dia Nacional do Ensino da Música nas Lojas de Instrumentos”. Mais de 100 empresas participam do evento em todo país. 

No Piauí quando se falar em educação musical não se pode deixar de mencionar o Projeto Música Para Todos que ao longo de seus 14 anos tem levado o ensino gratuito da música a milhares de jovens tanto na capital como no interior que
através do projeto conseguem profissionalizar-se e mudar sua realidade social através da música.

Outro seguimento importante no setor é a comercialização de instrumentos musicais de alta qualidade como encontramos nas Lojas Centro Musical que também já faz parte da história do ensino da música em nosso Estado. Esse ano o Projeto Musica Para Todos e as Lojas Centro Musical promovem de forma pioneira o Dia Nacional do Ensino da Música através de aulas experimentais gratuitas em todas as lojas do Centro Musical e na Praça do Caribe no Shopping Riverside para todos aqueles que tenham interesse em aprender a tocar um instrumento musical.

Além dos workshops gratuitos para iniciantes os eventos que serão realizados pelo Projeto Música Para Todos em parceria com as Lojas Centro Musical disponibilizará 10 vagas para serem sorteadas entre os participantes que poderão se inscrever em todas as Lojas do Centro Musical, no Projeto Música Para Todos e pelos sites www.musicaparatodos.org.brwww.centromusical.com.  A programação inclui os dois dias do evento sendo que dia 12 serão duas aulas teóricas e práticas, a primeira à partir das 9h da manhã na Loja Centro Musical na Rua Rui Barbosa, nº 29/ Centro e a segunda aula acontecerá às 17:30h na Praça do Caribe no Shoping Riverside, Av. Raul Lopes, nº 1021/ Bairro dos Noivos e no dia 13 de Julho a terceira aula acontecerá na Loja Centro Musical do Bairro Dirceu I, na Av. Joaquim Nelson, Q- 54, C-17, à partir das 9h.

Clique para ao lado para acessar a ficha de inscrição site/webroot/img/arquivos/file/Ficha%20de%20Insc_%20Dia%20da%20Musica%202013.pdf

Ensino da música no Brasil

O ensino de música nas escolas brasileiras teve início no século 19. Naquele momento, a aprendizagem concentrava-se nos elementos técnico-musicais e era realizada por meio de solfejos – técnica em que os intervalos musicais são cantados de acordo com as alturas e ritmos anotados em uma partitura. Em 1927, após três anos vivendo em Paris, Heitor Villa-Lobos volta ao Brasil e apresenta, em São Paulo, um plano de educação musical. Em 1931, o maestro organizou a Exortação Cívica, uma concentração de canto orfeônico com 12 mil vozes. Dois anos mais tarde, Villa-Lobos assumiria a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística, período em que a maioria de suas composições voltou-se para a educação musical. No ano de 1932, o presidente Getúlio Vargas tornou obrigatório o ensino de canto nas escolas brasileiras e criou o Curso de Pedagogia de Música e Canto.

Na década de 1960, o projeto de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro para a Universidade de Brasília – UnB ,com a valorização da experimentação e a ideia de preservar “a inocência criativa das crianças”, deu novo impulso ao ensino da música no Brasil. Duas décadas mais tarde, a criação da Associação Brasileira de Educação Musical e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – Abrace contribuiu para a formação de professores no ensino das linguagens artísticas em várias universidades. No ensino de música, a experiência direta e a criação tornaram-se o ponto central do processo pedagógico.

A partir da lei nº 11.769/08, sancionada pelo Presidente Lula o ensino de música passou a ser conteúdo obrigatório em todas as escolas públicas e privadas de educação básica – o que engloba educação infantil e ensino fundamental. Após prorrogação, em 2011, do prazo para que as escolas incluíssem o ensino de música em sua grade curricular, 2012 passou a ser a data limite para que o conteúdo ingresse definitivamente no currículo do ensino básico no país.

De acordo com Clélia Brandão, membro do Conselho Nacional de Educação, “a música compõe um conjunto de conhecimentos importantíssimo para a formação humana”. Segundo a conselheira, além de ajudar no desenvolvimento da sensibilidade, de ser um elemento agregador e de motivar o aprendizado, a música em si é também veículo de
conteúdo cultural próprio.

A recomendação do Ministério da Educação é que o ensino de música aborde noções básicas de música, cantos cívicos
nacionais e sons de instrumentos de orquestra. Além disso, os alunos deverão aprender cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos, representativos da diversidade cultural brasileira. “As próprias diretrizes curriculares nacionais da educação básica já estabelecem que os currículos tenham uma dimensão nacional e uma dimensão regional específica, de acordo com o espaço em que eles estão inseridos. Isso é um princípio das Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica”
, explica Clélia Brandão.