• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Projeto celebra Dia da Mundial da Música

André Felipe Gomes, aluno de piano do Música Para Todos, teve sua vida transformada pela música

André Felipe Gomes, aluno de piano do Música Para Todos, teve sua vida transformada pela música

O Dia Mundial da Música é comemorado no dia 1° de outubro. Há 15 anos, o Projeto Música Para Todos contribui para que a arte musical seja promovida no estado do Piauí chegando a diversos setores da sociedade. O dia será marcado com diversas apresentações de professores, instrutores e alunos no palco montado na área de convivência da escola, a partir das 17h30min.

Desde a Antiguidade, o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas e a música sempre presente enquanto produção cultural, como parte integrante do cotidiano das diversas comunidade.

A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela Unesco, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. A celebração do Dia Mundial da Música tem como objetivo divulgar a diversidade musical no mundo, aplicação dos ideais da paz e da amizade entre as pessoas, bem como a evolução e troca de experiências.

O aluno de piano André Felipe Gomes é exemplo de esmero na educação musical. Para ele, música não é técnica em si, é um sentimento que consegue contagiar as pessoas através das notas. “Música é vida. Faz parte de um conjunto de expressões que as palavras, muitas vezes, não conseguem dizer, e ao mesmo tempo é uma linguagem universal. A música cativa o ouvinte e estimula a livre expressão”, acredita.

Nesse contexto, desde 1999 o Projeto Música Para Todos, desenvolvido pelo Instituto Cultural Santa Rita, vem formando e educando musicalmente milhares de crianças, jovens e adultos do Piauí. O Dia Mundial da Música, segundo a coordenadora dos Cursos Livres do Projeto, Cândida Fitânia, é salutar para continuar seguindo firme no eixo da educação musical, enquanto arte e agente transformador da sociedade.

“É uma data importante para que os alunos e professores possam celebrar o trabalho feito no Música Para Todos. O nosso objetivo é de formar musicalmente qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Música é emoção e vida”, afirma Cândida.

O Dia Mundial da Música contará com apresentações de professores e alunos no palco do “E agora é minha vez” montado na área de convivência do café da sede do Música Para Todos. As apresentações serão iniciadas às 17h30min desta quarta-feira (1°). O palco é aberto a todos. Participe!

O Projeto Música Para Todos é desenvolvido com o apoio e patrocínio da Pintos.