• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

PROFESSOR VIOLISTA JÔNATAS RODRIGUES REIS MINISTRA MASTERCLASS NO PROJETO MÚSICA PARA TODOS.

jonatas 2

 

A Orquestra Jovem do Música Para Todos recebeu durante o dia de hoje (30/01), o Masterclass do Violista Jônatas Rodrigues Reis, radicado em São Paulo, que ficou encantado com as instalações do projeto, e realizou aula durante toda a tarde e parte da noite, para alunos e professores.

Esse masterclass foi totalmente direcionado aos alunos, monitores e professores de cordas friccionadas da Orquestra Jovem. Durante o masterclass, Jônatas Reis, demonstrou o domínio de técnicas de estudo e postura aos alunos que também ouviram encantados sua história de vida e partilharam sua experiência com a música.

O Projeto Música Para Todos é incansável na busca da perfeição na arte de tocar um instrumento, e para isso, está sempre realizando ou viabilizando masterclass, worshop’s, oficinas e curso de extensão para seus alunos e professores, com os melhores nomes da música brasileira.

Conheça um pouco sobre o jovem e promissor violista Jônatas Reis que, apesar de apenas um dia, entre alunos, monitores e professores do Música Para Todos, já deixou saudade e um gostinho de “quero mais”!

orquestra jonatas

JÔNATAS RODRIGUES REIS

Nasceu em Fortaleza em 1982, aos 18 anos começou a estudar violino no CEFIS ( Centro de Formação de Instrumentista do SESI) sob a orientação de Vaskem Fermanian na metodologia do Professor Alberto Jaffé.

Aos 20 anos migrou para viola e aos 21 anos foi aprovado para o Conservatório de Tatuí na classe do Professor Alexandre Razera.

Integrou a Sinfônica Heliópolis como chefe de naipe de 2008 a 2013, onde foi aluno do professor Renato Bandel.

Formou-se em Bacharel em Viola pela FAMOSP Faculdade Mozarteum.

Tocou com renomados artistas e maestros, dentre eles Roberto Tibiriça, Isaac karabtchevsky e Zubin Mehta.

Pos graduados em coordenação pedagógica, educação infantil, arte educação e programa especial de formação pedagógica.

È professor da Metodologia Suzuki com certificação internacional pela SAA Suzuki Association of the American, especializado em ensino para crianças a partir de 3 anos de idade.

É maestro da Camerata de Cordas SESI São Caetano do Sul e aluno ouvinte da classe do Maestro Roberto Tibiriça.

Atualmente é Agente de Atividades Culturais no SESI SP, onde é professor de Música de ensino coletivo de cordas, coordenou em 2016 a pesquisa e escrita da metodologia SESI SP de música, a frete dos 10 Núcleos de Música que oferecem aula em instrumentos de cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo e professor de Viola do Instituto Baccarelli, além desenvolver inúmeras palestras e máster class como voluntario para capacitação de futuros pedagogos musicais da área de cordas.

EXPERIÊNCIA

  • Professor de música Conservatório de Sobral – CE

Projeto desenvolvido no Conservatório na Cidade de Sobral, onde ministrava aula de violino, viola e ocupava a função de preparador de orquestra de cordas.

  • Conservatório de Ourinhos – SP – 2007/ 2009

Ensino especializado para profissionalização em violino e viola.

  • Instituto Baccarelli – 2007/2013

Professor assistente de viola e Preparador da Orquestra Infantil de Cordas com crianças de 07 a 12 anos.

  • Sinfônica Heliópolis

Atuou como chefe de naipe das violas da Orquestra Sinfônica Heliópolis de 2008 a 2013. Em outubro de 2010 fez turnê pela Europa, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, em Bonn no Festival Beethoven foi gravado um CD com o renomado violinista solista Shlomo Mintz na Alemanha, a turnê se estendeu ainda por País como Holanda e Inglaterra,  apresentando-se em grandes salas de concerto, como a Sala da Filarmônica de Munique, Muziekgeboww, St. John’n, Igreja da Cruz, Igreja Santa Elisabeth e Beethovenfest.

Ao longo dos anos, teve a oportunidade de se apresentar com os regentes: Roberto Tibiriçá, Sílvio Baccarelli, Carlos Prazeres, Yutaka Sado, Peter Guelke, Wagner Tiso, Zubin Mehta, Julian Rachlin e Isaac Karabtchevsky e os seguintes solistas já acompanharam a Orquestra: Renato Bandel, Maria Fernanda Krug, André Micheletti, Schlomo Mintz, Julian Rachlin, Erik Schumann e Antonio Menezes. E também importantes artistas populares: Milton Nascimento, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Flávio Venturini, Fafá de Belém, Moraes Moreira, Luiz Melodia, João Bosco, Paula Lima, Rappin Hood, Zizi Possi, Toquinho, Antônio Nóbrega, Banda Spok, Wagner Tiso, Diogo Nogueira, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Roberta Sá, Carminho e Antônio Zambujo(Portugal), nas grandes salas de concertos como Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

  • Agente de Atividades Culturais – Agosto 2013

Professor de iniciação musical com ensino coletiva de cordas na rede SESI para alunos de 07 a 90 anos, (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), com base no método Alla Corda, desenvolvido pelo professor e violinista Ênio Antunes, que têm como objetivo formar uma camerata de cordas.

  • Coordenador Núcleo de Música SESI SP

Em  2015 passa a coordenar 10 Núcleos de Música do SESI SP, que tem por missão desenvolver e aprimorar pedagogias musicais no ensino de cordas para crianças, adolescentes e adultos.

Coordena a escrita da metodologia para o SESI estando à frente dos profissionais, orientando e contribuindo para a nova abordagem do ensino musical .

CURSOS

  • ONG INSTITUTO BACCARELLI — SÃO PAULO/SP

  • CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL PARA VIOLINO E VIOLA – MÉTODO SUZUKI_[2010] PROFA. ADRIANE KRINDGES (VIOLINISTA)

  • FOLOSOFIA SUZUKI – PROF SHINOBU SAITO

  • FACULDADE MOZARTEUM — SÃO PAULO/SP — BACHARELADO DE MÚSICA – ÊNFASE EM ERUDITO _ 2012

  • CURSO DE FILOSOFIA SUZUKI _ CENTRO SUZUKI DE SÃO PAULO _ 2012

  • FACULDADE MOZARTEUM _ SÃO PAULO/SP _ PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGOGICA _ 2013

  • AVM _PÓS GRADUAÇÃO _ COORDENAÇÃO E GESTÃO PEDAGOGICA _2015,.

  • INSTITUTO BASE3_CURSO DE GESTÃO CULTURAL E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS _ 2015

  • CAPACITAÇÃO SUZUKI LIVRO 1 VIOLINO – Edward Kreitman _ 2015

  • BARBATUQUES _ CURSO DE PERCUSSÃO CORPORAL MODULO 1 _ 2015

  • CLASSE DE REGÊNCIA – OUVINTE – MAESTRO ROBERTO TIBIRIÇA – 2015

FESTIVAIS DE MÚSICA

  • Festival Eleazar de Carvalho-Fortaleza,CE;

  • I Encontro de Música Barroca em Natal-RN;

  • Festival Música Antiga Colonial e Brasileira em Juíz de Fora-MG;

  • Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas-MG;

  • 39 e 40 Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão-SP 2008 e 2009;

  • Attersse Kassik-Festival(Festival de música de Atergau-Áutria) 2008;

  • Bonn, Alemanha – Beethovenfest, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis como orquestra convidada e também gravação de cd.

GGG

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.