• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Professor Emanuel Nunes lança livro sobre estudos de violão no Música Para Todos

Na noite da última quinta-feira (02), o Projeto Música Para Todos recebeu o Professor e Mestre Emanuel Nunes com o lançamento do livro “25 Pequenos Estudos Populares Para Violão”. Familiares, amigos, alunos e admiradores do autor prestigiaram o evento na sala Agostinho Pinto, sede do Projeto.

Emanuel Nunes é natural de Teresina. Graduado em Educação Artística – Música pela Universidade Federal do Piauí e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Como solista e camerista, apresentou-se em diversas cidades do Piauí e além de cidades como Brasília, Fortaleza, Goiânia, Maringá e Rio de Janeiro. De 2006 a 2008 integrou o Quarteto Piau de Violões e se apresentou em eventos como o SALIPI (Salão do Livro do Piauí) e Festival Internacional de Humor do Piauí.

Segundo o Mestre em Música, Emanoel, a obra “25 Pequenos Estudos Populares para Violão” corresponde a um livro de partituras, destinado a violonistas iniciantes/iniciados, com peças para violão solo baseadas e inspiradas em ritmos populares. “Um dos objetivos desse trabalho é proporcionar ao instrumentista iniciante a prática de violão solo unindo os aspectos da técnica violonista (escalas, acordes, arpejos, ligados, etc.) com a formação do repertório solista em música popular”, comentou.

O autor já foi premiado no IX Festival Dilermando Reis, em Guaratinguetá-SP, e no I Festival Nacional de Violão do Piauí, ambos em 2004, e em 2009, na cidade de Brasília participou da estreia do “Cravo Bem Temperado” para duos e trios de violões, transcrito pelo do violonista Eustáquio Grilo. Sua composição “Impressão nº 1” tem sido executada pelo violonista paulistano Gilson Antunes em festivais no Brasil, Estados Unidos e México. Lecionou violão e teoria musical na Escola de Música de Teresina, no Projeto “Música para Todos”, Projeto “A Cara Alegre do Piauí”, Projeto “Violão na Escola” e escola Texto e Música; em 2008 trabalhou como professor substituto no curso de Educação Artística na UFPI. Atualmente Emanuel Nunes é professor efetivo no curso de música do Instituto Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Piauí (IFPI).