De volta da Itália, o grupo de alunos do Música Para Todos comemora as importantes lições, conhecimentos e conquistas durante o primeiro intercâmbio internacional. Foram 20 dias intensos de apresentações, oficinas aulas, troca de culturas, dentre outras atividades que integraram a programação do I Seminário de Flauta Doce e Canto. O grupo deseja realizar ainda mais parcerias.
Ao chegar nas escolas e instituições por onde passavam, os alunos, professores e instrutores, afirmam ter procurado formas de interagir e persuadir os italianos, sempre com dinâmicas e levando um pouco dos costumes brasileiros. “Foram várias atividades lúdicas e bem didáticas, tanto através do canto quanto da flauta”, pontua a coordenadora da Iniciação Musical, e uma das intercambistas, Angela Marinho.
A excelente recepção dos moradores de Catânia ao Música Para Todos impressionou a todos. Diversos pedidos de apresentações e oficinas foram realizados e, de acordo com a disponibilidade de tempo, o grupo se fez presente para levar a metodologia aplicada no Projeto.
“Ficamos muito felizes com o que fizemos por lá e sentimos que eles gostaram. Inclusive, vamos continuar mantendo o contato no objetivo de reforçar o laço e conseguir levar para Itália aulas com melhor planejamento e maior carga horária. Ele também desejam vir nos visitar aqui no Brasil e isso será maravilhoso!”, frisa Angela Marinho.
Em Catânia, na Itália, o grupo foi recebido pela Tenda de Cristo, instituição que abriga diversas famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade localizada no sul do país, mais precisamente na região da Sicília.
O intercâmbio foi conquistado através do edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios, realizado desde o ano passado pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria de Economia Criativa do órgão.