• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Palácio da Música e Projeto Música para Todos realizam concerto

Sob a regência do maestro Antônio Linhares, a banda sinfônica 16 de Agosto se apresentará no Projeto Música Para Todos, na próxima quinta-feira (14). A apresentação  acontece às 19 horas e faz parte  de uma parceria do Projeto  e do Palácio da Música, com o objetivo de aproximar a banda sinfônica do público teresinense, a  apresentação conta ainda  com explicações sobre os instrumentos e a história da banda.

Com 42 anos de experiência, a Banda Sinfônica 16 de agosto é um dos patrimônios culturais de Teresina. Formada no início por músicos da Polícia Militar aposentados, a banda hoje conta com um número cada vez maior de jovens. Parceiros no cenário musical de Teresina, o Palácio da Música e o Projeto Música Para Todos são dois dos principais atores na musicalização de jovens e na valorização da tradição musical teresinense .O Projeto Música Para Todos tem o foco na formação, e o Palácio da Música, é o lar dos principais grupos musicais de Teresina como a orquestra sinfônica e a banda sinfônica.

Ponto relevante nessa parceria é que há ex-alunos do Projeto Música Para Todos atuando na Banda Sinfônica, e entre seu quadro de professores, o Projeto também conta com músicos da Banda Sinfônica 16 de Agosto, “É uma parceria positiva, pois nosso trabalho de formação musical dá frutos que engajam pela banda sinfônica de Teresina e nós podemos usufruir do bom trabalho dos músicos dessa conceituada banda em nossas salas de aulas, na formação de nossos alunos, é um ciclo positivo”, destaca Luis Sá, do Projeto Música para Todos.

Em visita ao Projeto Música Para Todos, Antônio Linhares, maestro titular da banda sinfônica 16 de agosto, se referiu a escola Música Para Todos como uma das “pioneiras no trabalho de musicalização”, e que sua estrutura é comparável a de tradicionais conservatórios de outras capitais nordestinas. “Aqui nós temos um dos principais responsáveis pela musicalização dos jovens piauienses, este projeto possui uma estrutura maravilhosa, e que é comparável a conservatórios de Fortaleza e São Luís”, afirma o maestro.

A apresentação contará com os 58 músicos da banda sinfônica 16 de Agosto, em sua formação tradicional, sob a regência do maestro titular Antônio Linhares. A participação no evento é gratuita.  O Projeto Música Para Todos está localizado no bairro São Cristovão, na Avenida Pedro Almeida, nº 145, próximo ao balão do São Cristovão.