• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

PALÁCIO DA MÚSICA RECEBE ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS SOB A BATUTA DO MAESTRO MATEUS ARAUJO

mateus araújo

A Orquestra Jovem do Música Para Todos realizará concerto sob a batuta do Maestro Mateus Araujo. Será neste domingo (10/09), às 11h, no Projeto Concertos Matinais realizado no Palácio da Música, uma apresentação muito especial espera os amantes da música erudita em um evento totalmente gratuito.

O Maestro Mateus Araujo está em Teresina dando seguimento aos estudos realizados pelos alunos da Orquestra Jovem do Música Para Todos. Esta já é a quinta vez que o Maestro aporta seu talento e divide seu conhecimento com os jovens que compõem a Orquestra de Cordas Friccionadas do Projeto Música Para Todos.

O Sr. Luís Sá, Coordenador do Projeto Música Para Todos, revela que “É um grande investimento realizar o sonho de ter uma Orquestra, e a nossa já tem 6 anos, mas é necessário primeiro criar uma base. Tem aluno da orquestra que já estuda no Música Para Todos há mais de 8 anos para chegar nesse nível, alguns começaram tocando flauta, hoje tocam violino, viola, violoncelo… Não é só o dinheiro, é o tempo, a paciência, a persistência e o amor que você precisa ter para investir nesse objetivo. ”

A história do Maestro Mateus Araújo e a Orquestra Jovem começou no Festival Eleazar de Carvalho, que é realizado em Fortaleza e reúne grandes nomes nacionais e internacionais da música erudita, do qual os alunos da Orquestra Jovem do Música Para Todos já participam há 3 anos consecutivos. Lá os alunos conheceram o Maestro Mateus Araújo e pediram para que o Coordenador do Projeto Música Para Todos, o trouxesse para Teresina.

Algum tempo depois o sr. Luís Sá decidiu trazer o Maestro Mateus Araújo, depois de ter sido incentivado pelos elogios do Mestre Fred Marroquim, após a apresentação da Orquestra Jovem do Música Para Todos no Teatro 4 de Setembro, durante o I Encontro Internacional de Cordas do Música Para Todos, que reuniu músicos como a violista Tirza Vogel (Suíça), e o pianista Grzegorz Fleszar (Polônia) e regência do Maestro Israel Menezes.

Para o Maestro Mateus Araujo existe grande expectativa para o concerto deste domingo, “Estamos preparando um repertório bem diversificado. Tem sido uma honra trabalhar com a Orquestra Jovem do Projeto Música Para Todos, esse Projeto que já é uma referência para todo país. ”

O resultado desse trabalho você poderá conferir nesse domingo durante o Projeto Concertos Matinais, às 11h, no Palácio da Música!

SAIBA MAIS SOBRE MATEUS ARAUJO

Mateus Araujo é arranjador e maestro no projeto Ação Social Pela Música no Brasil, no Rio de Janeiro. Ele vem ao Música Para Todos para contribuir com o crescimento da prática em Orquestra dos nossos alunos.

Ele já foi regente da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, entre 2011 e 2012; da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém (PA), de 2005 a 2009; da Sinfônica de Ribeirão Preto (SP) em 2003 e 2004. Atualmente, Mateus vive no Rio de Janeiro, onde se diplomou em Composição no Conservatório Brasileiro de Música.

Iniciou seus estudos de música aos 8 anos, e aos 13 anos já se apresentou como solista de piano da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) como vencedor do concurso Jovens Solistas.

Foi violinista por 12 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, da qual foi o regente eleito pela própria orquestra em 1999 e 2000, realizando apresentações nas salas mais importantes do país, incluindo no Festival de Campos do Jordão (SP).

Em 2002, foi selecionado para o concurso mundial de regência de Lorin Maazel, e passou a apresentar-se como regente convidado das orquestras sinfônicas do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Teatro Nacional Claudio Santoro de Brasília, de Campinas entre outras, além de orquestras no Chile, na Espanha e na Inglaterra.

Como compositor, desde 1994 tem apresentado suas obras orquestrais e arranjos para diversas formações. Destacam-se a Suíte Brasileira, estreada no Carnegie Hall de Nova Iorque em 2008, sua obra orquestral Prelúdio, Fuga e Samba, apresentada no Lincoln Center de Nova Iorque em 2011, e Bachmazonia, estreada pela OSB em 2012 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Estudou regência orquestral com Eleazar de Carvalho e Henrique Gregori e foi bolsista de regência convidado do Festival de Aspen – American Academy of Conducting – em 2000 e 2001, estudando com David Zinman e Jorma Panula. Em 2001 foi o regente vencedor do concurso Eleazar de Carvalho na Orquestra Sinfônica Nacional e no ano seguinte foi classificado para o concurso de regência mundial de Lorin Maazel atuando no Teatro Municipal de São Paulo frente à Orquestra Experimental de Repertório

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.