• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

“Padre Lira. Monumental homem de Deus” retrata legado de sacerdote do sertão piauiense

"Padre Lira. Monumental homem de Deus” retrata legado de sacerdote do sertão piauiense

“Padre Lira. Monumental homem de Deus” retrata legado de sacerdote do sertão piauiense

Na Biblioteca Orlânia Freire, localizada na sede do Projeto do Música para Todos, é possível encontrar livros fantásticos que falam sobre a música, cultura e artes, tanto a nível nacional, regional, como local. Uma boa sugestão de leitura é o livro “Padre Lira. Monumental homem de Deus”, escrito por Marcos Damasceno, piauiense natural de Dom Inocêncio Lopes e escritor desde os 16 anos de idade.

A obra conta um pouco da história de Padre Lira, um homem que foi orgulho para a sua Igreja, por suas ações grandiosas desenvolvidas no sertão piauiense. São retratos de momentos pontuais e marcantes de uma figura que mostrou preocupação com o próximo e soube fazer grandes transformações por onde passou.

A seguir algumas palavras do autor Marcos Damasceno:

“Seu lema é sempre servir ao próximo, assumindo uma agenda extensa. Sua vontade de servir é tamanha, que quer, às vezes, abraçar o mundo; assumir todos os compromissos existentes e ser providencial. Está aí a palavra de ordem em sua vida: padre providencial. Sempre teve, nessas longas décadas, um elo indissolúvel com o povo, cultivando uma relação de proximidade com as pessoas, mantendo assim, uma postura de diálogo, transparência e honrando sagradamente com os compromissos assumidos”

Padre Lira  chega aos 95 anos de idade, com 82 anos de Magistério. Sua trajetória na educação começou aos 13 anos de idade, em 1932 quando ensinava os filhos dos vaqueieros a ler e escrever. Num primeiro mpmento foi professor em Bom Jesus do Gurgueia, sua terra natal; logo em seguida transferiu-se para São Raimundo Nonato, onde foi bem recebido e apadrinhado e por último em Curral Nova, onde teve importante papel na criação da Fundação Ruralista.

O personagem da obra é uma pessoa bastante bondosa. Ao longo do livro, Marcos Damasceno vai resgatando alguns momentos da vida sacerdotal e educacional de Padre Lira que comprovam a sua forte preocupação com o bem-estar da sociedade.