• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS SE APRESENTA NO TEATRO MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE COMO ORQUESTRA CONVIDADA DO IX FIMUS E DO II FIMUS JAZZ

 WhatsApp Image 2018-07-04 at 17.07.39

A Orquestra Jovem do Música Para Todos (OJMPT) está colhendo os frutos de 8 anos de dedicação e estudos aos instrumentos de cordas friccionadas. Criada em 2010, a OJMPT tem um repertório de mais de 50 músicas, e é formada por cerca de 15 alunos. O trabalho de base foi iniciado com o Prof. Mestre Cássio Martins (UFPI).

Em maio de 2015, o trabalho continuou através dos professores de viola David Emerson, que assumiu a regência, de violoncelo Caio Michel e de violino Juan Carlos.

Entre 2016 e 2018 regeram a OJMPT, os Maestros: Mateus Araújo (SP), Vladimir Silva e Rucker Bezerra (PB), Sergei Eleazar de Carvalho (SP) e todos são unânimes em afirmar que a OJMPT é uma das melhores Orquestras Jovens do Brasil.

2018.06.20 - CONCERTO OJMPT SOB REGÊNCIA DE SERGEI ELEAZAR NO PALÁCIO DA MÚSICA (81)

Com esse currículo a OJMPT foi convidada para participar do IX FIMUS E DO II FIMUS JAZZ na Série Jovens Talentos que presentará os músicos Luís Felipe Oliveira, Zaqueu Vieira, Heber Jamin, Gabriela Dela Bianca e Anderson Chizzolini, bem como o Iberê Quarteto, o Cordas e Sopros, o Washington Boy Trio, o Trio Bossa Jazz e a Symphonic Jazz. A Orquestra Jovem do Projeto Música Para Todos de Teresina-PI estará como grupo convidado desta edição.

De Campina Grande a OJMPT viaja para participar pela 4ª vez do Festival Eleazar de Carvalho, que acontecerá em Fortaleza, mas agora se apresentará também como Orquestra Jovem convidada do Festival, além de já ter agenda para sua 1ª Turnê Internacional  que deverá ser realizada em Portugal. A OJMPT conta com um valoroso aprendizado de 10 horas semanais, onde os alunos se dedicam para tocar e encantar o público, popularizando a beleza da música erudita e popular, através das cordas friccionadas.

0003

Todos os concertos do IX FIMUS e do II FIMUS Jazz são gratuitos. Apenas no Teatro, a distribuição dos ingressos ocorrerá duas horas antes do início da programação. Cada pessoa poderá receber dois ingressos. Nos outros locais, não será necessário ingresso. Esta programação poderá ser alterada sem aviso prévio.

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2018, o Projeto Música Para Todos completa 19 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FRIGOTIL, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.

33510659_1466610836817889_4935277547521835008_n

SAIBA MAIS SOBRE O FESTIVAL FIMUS E DO FIMUS JAZZ

O Festival Internacional de Música de Campina Grande, uma realização da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), recebe, nesta nona edição, artistas, grupos, professores e alunos de diversas partes do Brasil, Suíça, Alemanha e Estados Unidos. Ao longo de nove dias, a Serra da Borborema será palco para diversos concertos e recitais nos quais serão interpretadas obras já consagradas da literatura, bem como novas composições, algumas das quais escritas especialmente para esta ocasião.

Seguindo a tradição, a Série Jovens Talentos apresentará os músicos Luís Felipe Oliveira, Zaqueu Vieira, Heber Jamin, Gabriela Dela Bianca e Anderson Chizzolini, bem como o Iberê Quarteto, o Cordas e Sopros, o Washington Boy Trio, o Trio Bossa Jazz e a Symphonic Jazz. A Orquestra Jovem do Projeto Música Para Todos vem de Teresina-PI como grupo convidado desta edição. À noite, no Teatro Municipal, na Série Master, apresentam-se o Duo Barrenechea, Paula Bujes e Pedro Huff, Flávia Albano e Kadija Teles, Dagmar Wilgo e Luciana Câmara e o Duo Resound. Todos eles apresentarão programas variados, nos quais a música brasileira tem lugar de destaque. O clarinetista Ben Redwine e o pianista João Paulo Casarotti chegam dos EUA cheios de novidades, combinando o melhor da música de concerto e do jazz. O maestro suíço Matthias Heep regerá o concerto de encerramento do IX FIMUS, conduzindo o Coro e a Orquestra do FIMUS na interpretação da Messa di Gloria, de Puccini.

Na programação do II FIMUS Jazz destacam-se as presenças de Kadija Teles, que está preparando um show autoral. Além dela, a Big Band UFCG e dois grandes nomes da MPB: Sandro Haick, que trabalhou com Dominguinhos durante mais de uma década, e Michael Pipoquinha, este jovem fenômeno do contrabaixo que tem encantado plateias ao redor do mundo. A Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB fará um show dedicado aos 60 anos da Bossa Nova. No campo pedagógico, serão oferecidos cursos de Canto, Piano, Cravo, Clarineta, MPB, Trompete, Trombone, Flauta Transversa, Flauta Doce, Regência, Composição e Produção Musical, todos ministrados por profissionais com larga experiência, permitindo, assim, a permuta de conhecimentos e saberes.

ix-festival-internacional-de-musica-de-campina-grande-capa

PROGRAMAÇÃO DO IX FIMUS e do II FIMUS Jazz

Sábado, 7 de julho

Cordas e Sopros da UFCG

Mosteiro Santa Clara, 15h30

Ben Redwine (Clarinete)

João P. Casarotti (Piano)

     Teatro Municipal, 20h00

Dedilhando

Teatro Municipal, 21h00

Domingo, 8 de julho

Orquestra de Metais e Percussão da SEE-PB

Teatro Municipal, 10h00

Compositores da UFCG

Teatro Municipal, 15h30

Paula Bujes (Violino)

      Pedro Huff (Violoncelo)

      Teatro Municipal, 20h00

Segunda, 9 de julho

Luís Felipe Oliveira (Piano)

Teatro Municipal, 15h30

Jean Márcio Souza (Trombone)

      Zaqueu Vieira (Trompete)

      Rudson Ricelli (Trompete)

      Regiane Yamaguchi (Piano)

      Teatro Municipal, 20h00

Terça, 10 de julho

Zaqueu Vieira (Trompete)

      Heber Jamin (Piano)

      Teatro Municipal, 15h30

Sérgio Barrenechea (Flauta Transversa)

      Lúcia Barrenechea (Piano)

      Teatro Municipal, 20h00

Quarta, 11 de julho

Big Band UFCG

IFPB, 10h00

Orquestra Jovem do PMT

Teatro Municipal, 15h30

 

      IFPB, 19h00

 

Flávia Albano (Soprano)

      Kadija Teles (Piano)

      Teatro Municipal, 20h00

Quinta, 12 de julho

Gabriela Dela Bianca (Flauta Transversa)

      Heber Jamin (Piano)

      Teatro Municipal, 15h30

Flauta de Bloco

     Teatro Municipal, 20h00

Sexta, 13 de julho

Dagmar Wilgo (Flauta Doce)

      Luciana Câmara (Cravo)

      Mosteiro Santa Clara, 15h30

Dagmar Wilgo (Flauta Doce)

      Anderson Chizollini (Violão)

      Igreja Matriz (Remígio-PB), 20h00

Coro e Orquestra do FIMUS

Teatro Municipal, 20h00

Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB

     Teatro Municipal, 21h00

Sábado, 14 de julho

Iberê Quarteto (Violões)

Mosteiro Santa Clara, 15h30

Washington Boy Trio

Centro Pastoral (Remígio-PB), 19h00

Trio Bossa Jazz

     Centro Pastoral (Remígio-PB), 20h00

Kadija Teles e Banda

Teatro Municipal, 20h00

Symphonic Jazz

     Teatro Municipal, 21h00

Domingo, 15 de julho

Madrigal da UFRN

Mosteiro Santa Clara, 15h30

Big Band UFCG

     Teatro Municipal, 20h00

Sandro Haick e Michael Pipoquinha

      Teatro Municipal, 21h00