• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS VIAJA PARA PORTUGAL PARA REALIZAR SEU 3º INTERCÂMBIO

 

A Orquestra Jovem do Música Para Todos (OJMPT) embarcou, dia 14/01/2020, e chegou à Lisboa/ Portugal, para um Intercâmbio que está sendo realizado através da Emenda Parlamentar da Deputada Federal Rejane Dias. A OJMPT é coordenada pelo Prof. Sílvio Rosário e já tem convite para se apresentar também na Espanha. Durante o intercâmbio nossos alunos contarão com a Direção Artística do Maestro Vladimir Silva e supervisão do Coordenador Geral do Música Para Todos, Sr. Luís Sá.

O Música Para Todos, ao longo das últimas duas décadas, tem sido responsável pelo despertar do talento musical de inúmeros jovens, que podem aprimorá-lo participando das diversas atividades artísticas e educacionais oferecidas pela instituição. Ao longo desse tempo, o Música Para Todos trouxe para Teresina profissionais de diversas áreas, brasileiros e estrangeiros, para ministrar cursos de instrumento, canto, regência, educação musical, bem como para apresentar-se em concertos públicos para a comunidade em geral.

A Orquestra Jovem Música Para Todos (OJMPT) foi criada em 2010, por meio de uma ação conjunta com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), parceria que durou até 2015. O grupo tem se apresentado frequentemente em teatros, escolas públicas, hospitais e diversas instituições da cidade de Teresina, participando também em festivais, dentre os quais o Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza-CE), o Encontro Internacional de Cordas (Teresina-PI) e o Festival Internacional de Música de Campina Grande (Campina Grande-PB).

A OJMPT já foi regida por diferentes maestros, incluindo Israel Menezes, Mateus Araújo, Sergei Eleazar de Carvalho e Vladimir Silva.

Para esta digressão em Portugal, com a qual se celebra os vinte anos do PMT, a orquestra vem com uma formação mista, combinando flautas doces, violino, viola, violoncelo, vozes, piano e também percussão. O repertório contempla obras de Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Waldir Azevedo, Pixinguinha e também de Luís Gonzaga. O resultado alcançado com esse intercâmbio será de grande valor para os integrantes da OJMPT que divulgarão a música brasileira, compartilhando, deste modo, valores diversos que unem as culturas brasileira e portuguesa.

 

PROGRAMA

Mourão (César Guerra-Peixe – Arranjo: Quinta Essentia)

Melodia Sentimental (Heitor Villa- Lobos – Arranjo: Mateus Araújo)

Bachianas Brasileiras Nº 5 (Heitor Villa -Lobos – Arranjo: Alberto Arantes)

Aquarela do Brasil (Ary Barroso – Arranjo: Alberto Arantes e Orlan Charles)

Odeon (Ernesto Nazareth – Arranjo: Alberto Arantes e Orlan Charles)

Carinhoso (Pixinguinha – Arranjo: Alberto Arantes e Orlan Charles)

Vassourinha (M. da Rocha / Júlio Baptista / Sergio Lisboa – Aranjo:Fernando Rangel)

Asa Branca (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira – Arranjo: Alberto Arantes)

Xote das Meninas (Luiz Gonzaga – Arranjo: Rafael Alves)

Que nem Jiló (Luiz Gonzaga – Arranjo: Pedro Tavares)

Não Deu Certo (Orlan Charles)

FICHA TÉCNICA

Alice Maria de Sousa Silva Lustosa (Violoncello / Flauta doce Baixo)

João Paulo Alves Brito (Viola/Flauta Doce Tenor)

Bianca Barbosa de Sousa (Violoncello / Flauta doce Tenor / Baixo / Soprano)

Erica Kailani Fernandes dos Santos (Flauta doce Soprano e Alto)

Jéssica Gomes do Nascimento (Flauta doce Contralto)

Juan Pablo da Silva Monteiro (FlautaTenor)

José Vitório da Conceição Aparecido Ribeiro (Sopranino / Soprano /Alto)

Anderson Amâncio de Sousa (Violoncello / Flauta doce Sopranino / Soprano / Alto)

Paula Milena Sales (Voz) Maria Clara Vieira Gomes da Silva (Voz) Kayla Ayran Ribeiro Teixeira (Voz)

Silvio Rosário Pereira Santos (Piano / Violão / Percussão / Regência)

Vladimir Silva (Assessoria Técnica)

Luís Carlos de Sá Filho (Coordenador Geral do Música Para Todos)

Sobre o Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e atualmente oferece, de forma gratuita, Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 40 mil alunos tanto na capital como no interior do estado, alcançando 2.007.319 presenças em salas de aulas (2005-2018).

Apoio Cultural – Em 2020, o Música Para Todos completa 21 anos e orgulha-se em receber, através da Lei de Incentivo à Cultura e Lei do SIEC (Sistema de Incentivo Estadual de Cultura – Governo do Estado do Piauí) Patrocínio do Armazém Paraíba, Pintos, Frigotil e SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.