• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS FAZ CONCERTO NO TEATRO 4 DE SETEMBRO SOB A BATUTA DO MAESTRO MATEUS ARAÚJO

 

 

Orquestra Jovem do MPT

A Orquestra Jovem do Música Para Todos foi criada em 2010, tem um repertório de mais de 80 músicas, e é formada por cerca de 30 alunos. O trabalho realizado para concretizar o sonho de ter uma Orquestra, foi iniciado com a parceria informal da UFPI na pessoa do Prof. Mestre Cássio Martins, que realizou todo o trabalho de base da Orquestra Jovem do Música Para Todos.

Em maio de 2015, com inesperada saída do Maestro Cássio Martins o trabalho continuou e tomou corpo a partir da união dos próprios alunos e seus professores, em especial David Emerson, que assumiu, improvisadamente, a regência da Orquestra, e o Professor Juan Carlos que, com a liderança junto ao Grupo, compensaram a saída do Mestre.

Em Julho do mesmo ano os nossos alunos da Orquestra participaram pela 2ª vez do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, onde conheceram o Maestro Mateus Araújo e pediram ao Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luis Sá, que viabilizasse a vinda deste maestro para dar continuidade ao trabalho da Orquestra Jovem do Música Para Todos.

Em outubro de 2015 o Projeto Música Para Todos realizou o I Encontro Internacional de Cordas Friccionadas que foi muito importante para complementar e fortalecer o trabalho já em andamento da Orquestra Jovem que teve oportunidade de realizar masterclass com aulas ministradas pela violista suíça Tirza Vogel e também aulas ministradas pelo pianista polonês Grzegorz Fleszar além de realizar o Concerto de encerramento do encontro sob a batuta do Maestro Israel Menezes.

Recebendo críticas elogiosas do Meste Fred Marroquim: “Com 32 instrumentistas, ficou demonstrado o salto de qualidade em todos os sentidos técnico-musicais da orquestra de cordas. Tendo como professores convidados Tirza Vogel(viola) e Grzegorz Fleszar (piano), além do Maestro Israel Menezes, apresentou uma sonoridade especial e afinada, atendendo fielmente às variações dinâmicas exigidas pelas peças e pelo Regente.” – e o Mestre Fred Maroquim continuou dizendo – “Fica um pedido a Luís Sá, diretor do MPT: invista na qualificação e aperfeiçoamento de seus professores e alunos, dando-lhes a oportunidade de conviver, como fez agora, mesmo que por poucos dias, com músicos deste nível. Parabéns ao MPT.”

Com os elogios e o pedido do Mestre Fred Marroquim, o Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luis Sá, atendeu ao pedido dos componentes da Orquestra Jovem do Música Para Todos e trouxe do Rio de Janeiro o Maestro Mateus Araújo que finalizou a preparação dos zelosos David Emerson, Juan Carlos e Caio Michel, e também dos demais alunos, culminando com uma bela apresentação no Teatro do Boi no dia 29 de abril de 2016.

Todo esse investimento na capacitação de nossa Orquestra Jovem do Música Para Todos colheu resultado quando na 3ª participação dos nossos alunos no Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, em Julho de 2016, nosso aluno Josieldo Santos foi destaque no Festival e recebeu um violino de presente das mãos da pianista Sônia Muniz, Coordenadora do Festival e esposa do saudoso Maestro Eleazar de Carvalho,

Neste ano de 2017 o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e para fazer parte das comemorações, que se estenderão durante todo ano, realizará um Concerto especial e gratuito, com a Orquestra Jovem do Música Para Todos no Teatro 4 de Setembro, nesse domingo (23/04), às 19h.

Para tornar o Concerto ainda mais especial, o Projeto Música Para Todos, trouxe o Maestro Mateus Araújo do Rio de Janeiro para reger a Orquestra Jovem ,  onde os alunos que são extremamente dedicados, com certeza tocarão com esmero para encantar os mais diversos públicos, popularizando a beleza da música erudita e popular, através das cordas friccionadas.

SAIBA MAIS SOBRE O MAESTRO MATEUS ARAÚJO.

MATEUS ARAÚJO

 

Considerado pelo Maestro Eleazar de Carvalho “um extraordinário talento, autêntico e nato musicista”, Mateus Araujo nasceu em São Paulo e já aos 13 anos foi pianista frente à OSESP, como vencedor do Concurso “Jovens Solistas”. Durante 12 anos, foi violinista da Sinfônica Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. Sua estreia na regência aconteceu em 1996, no Theatro Municipal de São Paulo, apresentando pela primeira vez na cidade a ópera Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy. Em 1999 e 2000, escolhido pelos próprios músicos, foi regente da Orquestra Jazz Sinfônica, realizando gravações e concertos nas salas mais importantes do país, incluindo o Festival de Campos do Jordão.

Teve como mestres na regência os Maestros Eleazar de Carvalho e Henrique Gregori, e foi bolsista convidado do Festival de Aspen em 2000 e 2001, estudando com David Zinman e Jorma Panula, entre outros. Ainda em 2001, venceu o Concurso de Regência Eleazar de Carvalho na Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. No ano seguinte, foi selecionado para o concurso mundial de regência de Lorin Maazel, apresentando-se frente à Orquestra Experimental de Repertório.

Em 2003 e 2004, atuou como regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, dirigindo uma programação com mais de 50 obras inéditas na cidade e solistas como Arnaldo Cohen, Fábio Zanon, Naná Vasconcelos e Dori Caymmi. Também atuou como pianista e regente no Concerto em Fá de Gershwin frente à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e em concertos de Bach, Haydn e Bloch junto à Sinfônica de Ribeirão Preto. Como regente convidado, conduziu, entre outras, as orquestras sinfônicas Municipal de São Paulo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná, Nacional e do Teatro Nacional Claudio Santoro de Brasília.

Desde 1994 tem apresentado suas primeiras composições orquestrais e arranjos para diversas formações, como em trabalhos gravados por Edu Lobo e Marlui Miranda, além de novas versões para obras de Tom Jobim a Astor Piazzolla. Sua obra Suíte Brasileira foi encomendada e estreada, com sucesso de público e crítica, pelo Maestro João Carlos Martins no Carnegie Hall de Nova Iorque em 2008. Em setembro de 2011, sua nova composição, Prelúdio, Fuga e Samba será apresentada na Sala São Paulo e no Lincoln Center de Nova Iorque.

 

PROGRAMA DO CONCERTO DA ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS NO TEATRO 4 DE SETEMBRO

 

 ÁRIA DA SUÍTE ORQUESTRAL Nº 3 (1730)

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

CONCERTO PARA 2 VIOLINOS EM RÉ MENOR (1720)

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

DIVERTIMENTO EM RÉ MAIOR K.136 (1772)

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

MINUETO EM RÉ MENOR D. 89 n.3 (1813)

Franz Schubert (1797-1828) Arr. Mateus Araujo

SERENATA (1902)

Alberto Nepomuceno (1864 – 1920)

ADAGIO DO QUARTETO 13 (1951)

  1. Villa-Lobos (1887-1959) Arr. Mateus Araujo

PONTEIO (1953)

Cláudio Santoro (1919 – 1989)

ÁGUAS DE MARÇO (1972)

Antônio Carlos Jobim (1927-1994) Arr. Mateus Araujo

CARINHOSO (1917)

“PIXINGUINHA” (1897-1973) Arr. Mateus Araujo

MORENA

Naeno Rocha

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.