• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS FAZ CONCERTO GRATUITO NO TEATRO 4 DE SETEMBRO DURANTE OS 18 ANOS DO PROJETO

orquestra

Um concerto aberto ao público foi realizado pela Orquestra Jovem do Música Para Todos durante a Semana das Artes Para Todos que aconteceu ontem, dia 25/05/17, às 19h no Teatro 4 de Setembro, um momento único que marcou o aniversário de 18 anos do Projeto Música Para Todos.

A apresentação ficou sob a batuta do Maestro David Emerson que estava feliz com o resultado do trabalho: “Esses alunos são verdadeiros heróis, eles enfrentam muitas adversidades e além das atividades normais, ainda se esforçam para chegarem a sede do Projeto, para se dedicarem ao instrumento durante 10 horas por semana. Hoje foi uma belíssima apresentação que coroou os 18 anos do Projeto Música Para Todos, que tem dado o suporte para a existência dessa bela Orquestra Jovem! Estamos de parabéns, isso tudo realmente é muito louvável! ”

A Orquestra Jovem do Música Para Todos também está se preparando para participar do Festival Eleazar de Carvalho que acontece todos os anos na cidade de Fortaleza/CE. Os alunos já participam desse Festival a 3 anos consecutivos.

SAIBA MAIS SOBRE A ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS

O trabalho realizado para concretizar o sonho de ter uma Orquestra, foi iniciado com a parceria informal da UFPI na pessoa do Prof. Mestre Cássio Martins, que realizou todo o trabalho de base da Orquestra Jovem do Música Para Todos. Criada em 2010, a Orquestra Jovem do Música Para Todos tem um repertório de mais de 80 músicas, e é formada por cerca de 50 alunos advindos das escolas públicas parceiras do Música Para Todos.

Quando o Maestro Cássio Martins, saiu da organização da Orquestra, em maio de 2015, o trabalho continuou a partir da união dos próprios alunos e seus professores, em especial David Emerson, que assumiu, improvisadamente, a regência da Orquestra,  o Prof. Juan Carlos que, ficou responsável pelos estudantes de violino, e o Prof. Caio Michel responsável pelos alunos de violoncelo, compensaram a saída do Mestre.

Em Julho do mesmo ano os nossos alunos da Orquestra participaram pela 2ª vez do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, onde conheceram o Maestro Mateus Araújo e pediram ao Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luis Sá, que viabilizasse a vinda deste maestro para dar continuidade ao trabalho da Orquestra Jovem do Música Para Todos.

Em outubro de 2015 o Projeto Música Para Todos realizou o I Encontro Internacional de Cordas Friccionadas com a violista suíça Tirza Vogel e o pianista polonês Grzegorz Fleszar além de realizar o Concerto de encerramento do encontro sob a batuta do Maestro Israel Menezes.

Recebendo críticas elogiosas do Mestre Fred Marroquim: “Com 32 instrumentistas, ficou demonstrado o salto de qualidade em todos os sentidos técnico-musicais da orquestra de cordas. Tendo como professores convidados Tirza Vogel(viola) e Grzegorz Fleszar (piano), além do Maestro Israel Menezes, apresentou uma sonoridade especial e afinada, atendendo fielmente às variações dinâmicas exigidas pelas peças e pelo Regente.” – e o Mestre Fred Maroquim continuou dizendo – “Fica um pedido a Luís Sá, diretor do MPT: invista na qualificação e aperfeiçoamento de seus professores e alunos, dando-lhes a oportunidade de conviver, como fez agora, mesmo que por poucos dias, com músicos deste nível. Parabéns ao MPT.”

Com os elogios e o pedido do Mestre Fred Marroquim, o Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luis Sá, atendeu ao pedido dos componentes da Orquestra Jovem do Música Para Todos e trouxe do Rio de Janeiro o Maestro Mateus Araújo que finalizou a preparação dos zelosos David Emerson, Juan Carlos e Caio Michel, e também dos demais alunos, culminando com uma bela apresentação no Teatro do Boi no dia 29 de abril de 2016.

Todo esse investimento na capacitação de nossa Orquestra Jovem do Música Para Todos colheu resultado quando na 3ª participação dos nossos alunos no Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, em Julho de 2016, nosso aluno Josieldo Santos foi destaque no Festival e recebeu um violino de presente das mãos da pianista Sônia Muniz, Coordenadora do Festival e esposa do saudoso Maestro Eleazar de Carvalho,

Em outubro de 2016 a Orquestra Jovem do Música Para Todos completou 6 (seis) anos de um valoroso aprendizado que conta com hoje com 10 horas semanais de aulas na sede da Instituição, onde os alunos se dedicam para tocarem cada vez melhor e encantar os mais diversos públicos, popularizando a beleza da música erudita e popular, através das cordas friccionadas.

PROFESSORES DA ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS: DAVID EMERSON TEISAIRA PRADO, JUAN CARLOS CAVALCANTE SILVA, CAIO MICHEL CARDON DA SILVA

ALUNOS COMPONENTES DA ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS

Ana Raquel Alves Pereira de Sena Rosa

Ana Victoria Nunes Santos

Antonio Vitor Abreu Felipe

Bruno Rafael Diaz Pereira

Daniel Fortes Silva Do Nascimiento

Daniel Santana de Sousa

Francisco Alves de Sousa Silva Junior

Gabriel Joaquim Lima Araujo

Giuliano Carvalho Gomes

Houston Mateus Costa Vieira

João Pereira Dos Santos Neto

Jose de Rivamar Dinis Pereira

Josieldo do Nascimiento Santos

Juliana Pereira Da Silva

Julio Cesar Alves Gomes

Maria Clara Nunes Lima

Maria Shelda de Olivera Neres

Pollyany Pereira da Costa

Suely Rodrigues de Brito

Tiago Visgueira de Miranda

Wandergleydson Wernek Pedrosa Lima

Francisco Renato Foveira Gomes Jr.

Janid Brandas dos Santos

Caio Michel Cardon da Silva

20170525_194524(0)

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.