• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

ORQUESTRA JOVEM DO MÚSICA PARA TODOS E CORAL DE CÂMARA DE CAMPINA GRANDE SÃO REGIDOS PELO MAESTRO VLADIMIR SILVA NO ORATÓRIO MESSIAS DE HANDEL

MPT_0035

O Projeto Música Para Todos viveu uma noite de bênçãos na Igreja Nossa Senhora das Dores onde foi apresentado pela 1ª vez em Teresina o Oratório Messias de Handel, reunindo 40 cantores e mais 18 músicos sob a regência do Maestro Vladimir Silva de Campina Grande. A proposta de realizar este encontro vem sendo acalentada há muito tempo, e agora foi possível realiza-lo durante a Quaresma, tempo de reflexão, de preparação para a Páscoa, para uma nova vida.

Essa iniciativa inédita, para o Projeto Música Para Todos (MPT) e para cidade de Teresina, trouxe para o altar da Igreja de Nossa Senhora das Dores alunos e profissionais de diferentes instituições, dentre as quais o MPT, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Instituto Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

a2

Oportunidade única de intercâmbio, crescimento e amadurecimento, com o propósito de mostrar que a música não conhece fronteiras e que ela deve ser, de fato, para todos. Mais que isso. Esse é o primeiro passo em torno de um projeto ambicioso, que veio para se inserir no calendário artístico-cultural e litúrgico-musical da capital piauiense com o objetivo de ampliar as possibilidades de escuta, bem como as perspectivas profissionais dos músicos do MPT e da região.

a5

O Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luís Sá, declarou: “Para chegarmos aqui, trabalhamos incansavelmente ao lado de muitos parceiros. Por isso, nossos agradecimentos a todas as pessoas e empresas que contribuíram direta ou indiretamente. Nossa mensagem de gratidão ao Instituto Dom Barreto e à Universidade Federal de Campina Grande. Nosso reconhecimento também se estende ao Prof. Dr. Rucker Bezerra, da UFRN, que esteve em Teresina trabalhando com nossos alunos; aos filhos desta terra, Germano Lopes e Marta Caroline, que vieram de Goiânia especialmente para esta ocasião; à professora Daniela Cabezas, da UFPI, que aceitou nosso convite prontamente; aos integrantes do Coro de Câmara de Campina Grande; a todos os músicos e cantores convidados; à Orquestra do MPT; aos professores David Emerson e Juan Carlos, por toda a dedicação ao longo dos anos no MPT; e, finalmente, nosso muito obrigado ao Prof. Dr. Vladimir Silva, da UFCG, que, juntamente conosco, concebeu e dirigiu este momento único na trajetória do nosso projeto.

Que a mensagem do Messias reverbere e fique guardada em nossos corações. Que esta experiência nos transforme, nos torne mais humanos, mais santos e abençoados. Que nós possamos sair daqui renovados, certos de que a morte não é o fim e a ressureição é a nossa vitória. Feliz Páscoa.”

SAIBA MAIS SOBRE O ORATÓRIO “MESSIAS” DE HANDEL

 

Messias (Messiah, no original em inglês) é um oratório de Georg Friedrich Händel composto em 1741. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. É composta por 51 movimentos, agrupados em três grandes seções: a primeira delas sobre o tema da Natividade (geralmente executado no tempo do Advento); a segunda sobre o tema da Paixão, que culmina no famoso coro Halleluja, e a terceira sobre o tema da Redenção (estas duas últimas geralmente executadas no tempo da Páscoa). O libreto (texto adaptado para ser musicado), de autoria de Charles Jannens e baseado nas Sagradas Escrituras, narra a vida de Jesus Cristo: sua anunciação profética, seu nascimento, vida, morte e ascensão ao céu. O nome do oratório foi tirado do conceito judaico e cristão de messias. Para os cristão, o messias é Jesus. O próprio Händel era um cristão devotado e a obra é uma apresentação da vida de Jesus e de seu significado de acordo com a doutrina cristã. À época, o texto suscitou controvérsia quando ponderado sobre sua natureza “blasfema”, e sua perspectiva de performances em ambientes seculares. Daí, um dos motivos pelos quais a obra foi batizada Messias e não O Messias, para contornar tal controvérsia. Apesar de Händel ter chamado seu oratório simplesmente Messias (sem o “O”), a obra é amplamente conhecida erroneamente por O Messias. Esse título popular é tão comum que muitas vezes considera-se errada a versão correta. Apesar de a obra ter sido concebida para a Páscoa e nela ter sido apresentada pela primeira vez, após a morte de Händel tornou-se tradição executar o oratório durante o Advento, o período preparatório para as festas do Natal. Os concertos de Natal quase sempre apresentam apenas a primeira parte do Messias junto com o coro Halleluja. A obra é também apresentada no domingo de Páscoa e partes contendo temas da ressureição são frequentemente incluídos nos serviços de Páscoa. Na presente performance, apresentaremos apenas extratos da primeira parte, acrescido do coro Halleluja.

PROGRAMA

Overture             Sinfonia

Accompagnato (Tenor) Confort ye my people

Aria (Tenor)       Ev’ry valley shall be exalted

Coro      And the Glory of the Lord

Accompagnato (Baixo) Thus saith the Lord

Aria (Alto)           But who may abide

Coro      And He shall purify

Recitativo (Alto)              Behold a virgin shall concieve

Aria (Alto) e Coro            Oh thou that tellest good tidings to Zion

Accompagnato (Baixo) For, behold, darkness shall cover the earth

Aria (Baixo)        The people who walked in darkness

Coro      For unto us a child is born

Sinfonia Pastoral             Pifa

Recitativo (Soprano)      There were sheperds abiding in the field

Accompagnato (Soprano)           And Lo! The angel of the Lord came upon them

Recitativo (Soprano)      And the angel said unto them

Accompagnato (Soprano)           And suddenly there was with the Angel

Coro      Glory to God

Recitativo (Alto)              Then shall the eyes of the blind be opened

Dueto (Alto e Soprano)                He shall feed His flock like a shepherd

Coro      His yoke is easy

Coro      Halleluja?

FICHA TÉCNICA

Coro de Câmara de Campina Grande e Convidados

Soprano              Contralto

Adriana Silva

Cristiane Monção

Joeline Rodrigues

Jouze Mendes

Lanea Alves

Maria das Graças Arrais

Marta Caroline*

Marta Nunes

Thayna Tavares

Samara Andrade*

Sílvia Raposo     Ana Maria Queiroz

Diana Diniz

Edvani Alves

Germano Lopes*

Jane Cely Pereira

Jesus Abreu

Lorena Duarte

Luana Duarte

Miriam Tavares

Mísia Tavares

Patrícia Paixão

Sabrina Cipriano

Tenor    Baixo

Einstein Felinto*

Euclides Costa

Leandro Harias

Lucas Coimbra

Marcos Célio     Bruno Gabriel

Fillipe Costa

Johnny Oliveira

Lucas Barreto*

Mateus Marques

Pedro Furtado*

Phillipe Xadai

Sandro Lima*

Sérgio Barroso

*Solista

ORQUESTRA JOVEM MÚSICA PARA TODOS

Violinos I

Juan Carlos

Daniel Fortes

João Santos Neto

Violinos II

Ana Vitória Santos

Maria Clara

Juliana Silva

Gabriel Joaquim

Violas

David Emerson

Francisco Renato

Hudson Mateus

Violoncelos

Caio Michel

Giuliano Gomes

Ana Raquel

Contrabaixos

Bruno Rafael

José Ribamar

Francisco Rocha

Trompetes

Marcelo Lopes

Irisneide Araújo

Oboés

Felipe Pimentel

Douglas Rocha

Daniela Cabezas, Contínuo

Juan Carlos, Spalla/Preparador

David Emerson, Maestro/Preparador

Vladimir Silva, Regente