• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

O MÚSICO PIAUIENSE É ANTES DE TUDO UM FORTE

valcian[1]

A Sala Agostinho Pinto recebe o primeiro recital do segundo semestre de 2016 e para marcar a volta às aulas, em grande estilo, o Projeto Música Para Todos receberá o show de lançamento do CD do músico Valciãn Calixto.

O multi-instrumentista Valciãn Calixto estreou em 2016 seu primeiro disco solo, com o debut, o músico visita o Experimental, a Marcha-Rancho, o Space Rock, O Axé, a Swingueira, a Jovem Guarda e faz uso do Spoken Word para dar vazão às suas criações.

O disco conta com participações de integrantes da Geração TrisTherezina (coletivo de Artistas Visuais, Escritores e Músicos do Piauí) e foi gravado no ATM Estúdio, tendo sido mixado por Arthur Raulino. Quem assume as baquetas é o irmão Marciano Calixto. Valciãn gravou todos os instrumentos de harmonia como baixo, guitarras, sintetizadores, teclados e violão.

As gravações para o álbum tiveram início ainda em setembro de 2015 e foram finalizadas em fevereiro deste ano. Essencialmente autoral traz em suas letras, valores positivos e negativos, tendo em vista as dificuldades para se produzir e lançar, fazer a música circular, criar público bem como a superação de todos esses e outros limites, artísticos ou estruturais, realizando aquilo que se acredita sem fazer concessões. Isso fica claro citando versos de uma das faixas do próprio disco de Valciãn, onde o músico canta como numa espécie de mantra a frase “nunca entregar os pontos”.

Em síntese, o disco resume toda a evolução e batalha de um compositor piauiense para colocar sua música no cenário musical independente do Brasil, de alguém que cresceu em meio a um abismo cultural sem medida, em Teresina no Piauí, e que do fundo do abismo ensaia um salto com esse disco.

O 1º CD de Valciãn Calixto lançamento em cerca de 30 plataformas digitais pelo 180 Selo Fonográfico, incluindo todas principais lojas online e serviços de streaming, como iTunes, Spotify, Deezer, Google Play, Tidal, Amazon, entre outros. O disco também está disponível para download grátis no site oficial do artista e no bandcamp.

Formação da banda de VALCIÃN CALIXTO

Guilherme Filho (baixo), João Carlos (guitarra), Marciano Calixto (bateria), Valciãn Calixto (guitarra/voz)