• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

O GOVERNADOR WELLINGTON DIAS E SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SRª REJANE DIAS, PARTICIPAM DO ANIVERSÁRIO DE 18 ANOS DO MÚSICA PARA TODOS.

MPT_0192

Uma noite memorável marcou o aniversário do Música Para Todos. o Exmº Sr. Governador Wellington Dias, e a Secretária de Estado da Educação, Srª Rejane Dias, prestigiaram, nessa quinta-feira (25/05), o Recital do Coral da APAE, e a apresentação da Orquestra de Flautas do Música Para Todos, durante a Semana das Artes do Projeto Música Para Todos, realizada em comemoração aos 18 anos da Instituição.

Durante o evento foi realizada uma solenidade que contou também com a presença de outras autoridades como: Sr. João de Deus, Deputado Estadual; Sr. José de Arimatéia, Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil/PI; Sr. Takao Shirahata, Presidente da Fundação Sopro Novo Yamaha; Srª Dora Medeiros, Diretora do Museu e representante do Presidente do Conselho Estadual de Cultura; Prof. Cineas Santos e o Sr. Marcus Vinícius, Conselheiro do Instituto Cultural Santa Rita.

MPT_0176

Durante a solenidade o Sr. Luís Sá, Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, foi agraciado com uma placa honrosa, alusiva aos 18 anos do Música Para Todos, entregue pelo Sr. Takao Shirahata, representante da Yamaha Musical do Brasil, que também lembrou em seu discurso, “é com muita alegria que parabenizo os alunos, professores, coordenadores e todos os envolvidos nesse fantástico Projeto, iniciado a 18 anos no Estado do Piauí, pelo nosso querido professor, administrador e amigo Luís Sá, e firmo aqui o nosso compromisso como Yamaha Musical do Brasil ou como Sopro Novo, de continuarmos apoiando essa iniciativa que é na verdade uma missão, um ideal, que Luís Sá e vários aqui presentes acreditam, assim como nós acreditamos e por isso estamos juntos”.

MPT_0145

O Sr. Luiz Sá, Coordenador-geral do Música Para Todos disse que “apesar das dificuldades, um momento como esse – 18 anos da instituição – nos dá a certeza que precisamos continuar insistindo, persistindo e nunca iremos desistir, pois, sob as bençãos da magia da música e de Santa Rita, padroeira do Instituto Cultural Santa Rita, que desenvolve o Projeto Música Para Todos, vamos sempre seguir em frente! ”. E continuou dizendo, “Aqui não se ensina apenas música, se ensina cidadania. Fomos os pioneiros em ensinar a partir da partitura, o que possibilita que o aluno tenha a capacidade de ouvir melhor qualquer instrumento e aumentar também o seu repertório”.

O Música Para Todos oferece gratuitamente cursos de música com o apoio de diversos parceiros, dentre eles, o Governo do Estado e o Ministério da Cultura. Nesses 18 anos, o projeto já atendeu mais de 40 mil pessoas.

MPT_0146

Para a secretária Rejane Dias, a música também é uma ferramenta de inclusão, e parabenizou todos que fazem o projeto, comprometendo-se ainda em ajudar a dar continuidade à iniciativa por meio de emendas parlamentares.

 O deputado estadual João de Deus enfatizou que o projeto contribui não somente para ensinar os alunos a tocar instrumentos musicais, mas ajuda a evitar que milhares de jovens sigam outros caminhos, como o do consumo de drogas.

O Governador do Piauí, Sr. Wellington Dias, declarou: “Quem vive a música sente mais próximo a presença de Deus. Além de ser uma terapia, é uma fonte de desenvolvimento econômico, a partir do talento que é lapidado aqui. É possível encontrar em Teresina e até mesmo em outras regiões do país, pessoas que passaram pelo Música Para Todos e que hoje têm como principal fonte de renda a música. É por isso que estamos aqui para homenagear a todos os que fazem esse belo projeto”, ressaltou o governador, que encerrou seu discurso dizendo que a música muda a vida das pessoas.

MPT_0247

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.