• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Destaque,Notícias

NOVA FORMAÇÃO DO GRUPO MPB PARA TODOS FAZ RECITAL NA SALA AGOSTINHO PINTO

MPT_0474

Para todos os ritmos, todos os gostos: MPB Para Todos, Pop Para Todos, Bossa Para Todos, Gospel Para Todos, Gonzaga’s Para Todos e muitos outros Grupos de Flautas e Orquestras soam oportunidade no Projeto Música Para Todos. É assim, cada vez que um aluno se destaca nos cursos de música desenvolvidos pelo Projeto é convidado a participar de um grupo para adquirir a prática de conjunto.

O GRUPO MPB PARA TODOS é um dos Grupos do Projeto Música Para Todos que há alguns anos vem ajudando os jovens a aprender a se comportar como uma banda, com o repertório totalmente voltado para a MPB (Música Popular Brasileira). Para essa turma que forma o grupo é uma oportunidade única participar do GRUPO MPB PARA TODOS, pois possibilita que adquiram experiência para levar para suas vidas profissionais

Muitos jovens já passaram pelo GRUPO MPB PARA TODOS, hoje ele integra os alunos: Angélica e Vanik (vocais), Marcos (Bateria), Artur Sampaio (Baixo), Amaury (teclado), Francisco (violão), Coordenados pelo Prof. Mauro Messina.

Com esses grupos, o Projeto Música Para Todos, visa principalmente aliar as aulas de teoria à prática desenvolvendo assim um dinamismo entre seus alunos, é uma forma para que os alunos multipliquem suas habilidades, possibilitando a eles encontrar o próprio caminho para seguirem suas vidas profissionais.

MPT_0551

SAIBA MAIS SOBRE A MPB (Música Popular Brasileira)

Até o início de 1966, tudo o que fosse música brasileira era simplesmente chamado de música brasileira. O rótulo abrigava de tudo: os cantores da Era do Rádio, a bossa nova, o samba, as músicas regionais e mesmo a Jovem Guarda, apesar das controvérsias.

A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova.

Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

MPT_0581

Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a da música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Swingue.

Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.