• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Musical com alunos de flauta apresenta releituras de cantigas de roda

Musical é uma iniciativa das instrutoras Ionara Illane e Valdeane Limeira e conta com a participação dos alunos atendidos em escolas públicas pelo Projeto

Musical é uma iniciativa das instrutoras Ionara Illane e Valdeane Limeira e conta com a participação dos alunos atendidos em escolas públicas pelo Projeto

Música, teatro e folclore dividirão o mesmo palco, na próxima sexta-feira (10), na sede do Projeto Música Para Todos. Em comemoração ao Dia da Criança, a instituição promove o ‘Musical Cantigas de Roda’ a partir das adaptações do escritor e pedagogo Isaque Folha. A apresentação acontece a partir das 18h45 na sede do projeto e conta com a participação de alunos do projeto atendido nos bairros da periferia de Teresina

O piauiense fez uma releitura dos clássicos infantis e, no começo deste ano, lançou um livro e CD intitulado ‘Canções de Valor’. Na obra, canções como “Teresinha de Jesus” e “O cravo brigou com a rosa” ganham versões mais didáticas. Essas adaptações que serão encenadas e cantadas por alunos do projeto.

De acordo com a organizadora do musical, Ionara Illanne, o objetivo é não deixar que o folclore saia da memória dos alunos. “É uma forma de resgatar para os alunos um pouco do nosso folclore a partir da releitura proposta pelo Isaque Folha. Em uma das encenações, haverá um diálogo entre a versão original e a proposta pelo pedagogo piauiense”, afirma.

A encenação será feita pelos alunos atendidos em diversas escolas da zona sudeste de Teresina, onde o Projeto Música Para Todos chega levando a iniciação musical através da flauta doce. Quarenta meninos e meninas mostraram seu talento durante a sonorização e também em uma apresentação à parte.

A apresentação do Musical Cantigas de Roda acontece na próxima sexta-feira (10), como parte da programação do Dia das Crianças. O evento tem início a partir das 18h45min, na Sala Agostinho Pinto, sede do Projeto. A plateia convidada será formada por alunos de outras escolas que já têm acesso a iniciação musical.

Atividades como estas são fruto de uma parceria firme e séria com empresas como o Grupo Cacique que vem desde 2005 apoiando o Instituto Cultural Santa Rita, através do Música Para Todos.