• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Musical Cantigas de Roda, inspirado em obra de Isaque Folha, marca Dia das Crianças

Canções como 'O cravo e a rosa' e 'Boi da cara preta' ganharam novas versões a partir da obra de Isaque Folha

Canções como ‘O cravo e a rosa’ e ‘Boi da cara preta’ ganharam novas versões a partir da obra de Isaque Folha

A alegria rolou solta durante a comemoração do Dia das Crianças com o Musical Cantigas de Roda, apresentado hoje (10) na Sala Agostinho Pinto, sede do Projeto Música Para Todos. As novas e antigas versões das tradicionais cantigas de roda foram apresentadas, inspiradas na obra ‘Cantigas de Valor’, do músico e pedagogo Isaque Folha.

O espetáculo foi mágico. Idealizado pelas instrutoras Valdeane Limeira e Ionara Illanne, que atuam nas escolas públicas onde o Projeto desenvolve a Iniciação Musical através da flauta doce, mais 40 crianças, de cinco escolas, compuseram o elenco.

Durante o Musical Cantigas de Roda, os alunos deram vida a personagens tema das tradicionais cantigas de roda, que dialogam e defendem o tradicional e a sua simplicidade.  Outros partem para a intelectualidade, acreditando que mudanças são necessárias no mundo atual. Eis que surge no espetáculo o grande sábio, um apaziguador de ambos os posicionamentos, fazendo o balanço preciso.

“Foi uma imensa satisfação ver o que o nosso trabalho foi desenvolvido com sucesso. Isso nos encoraja a continuar desenvolvendo mais projetos deste tipo que mostrem uma visão mais humanizada do mundo a estas crianças”, ressaltou a professora Ionara Ilanne, ao final da apresentação.

Para um dos alunos que apresentou o Musical, resgatando a tradição popular, o Dia das Crianças não poderia ter sido comemorado de outra forma. “As cantigas de roda de valor e as tradicionais são  importantes para que a gente cresça longe de qualquer coisa ruim e saiba preservar a nossa cultura”, disse Atheyson Pereira, aluno atendido pela Iniciação Musical através da Flauta Doce, na Centro de Formação de Tempo Integral Raldir Cavalcante.

O pedagogo e músico piauiense Isaque Folha fez uma releitura dos clássicos infantis e, no começo deste ano, lançou um livro e CD intitulado ‘Canções de Valor’. Na obra, canções como “Teresinha de Jesus” e “O cravo brigou com a rosa” ganham versões mais didáticas. Essas adaptações que foram encenadas e cantadas por alunos do projeto.

O Música Para Todos é desenvolvido pelo Instituto Cultural Santa Rita que conta com o patrocínio do Armazém Paraíba.

Confira alguns momentos da festa no nosso facebook