• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Música Para Todos se apresentará em evento no sul do Estado

Tarde de visita bem especial no Projeto Música Para Todos, na última terça-feira (21). A secretária de cultura do município de São Raimundo Nonato, Damiana Crivellare e a empresária Socorro Macêdo estiveram na sede do Projeto para formalizar o convite para a participação do IV Congresso Nacional de Estudos do Cangaço.

O Encontro será realizado de 27 a 31 de outubro, no Instituto Federal do Piauí, localizado no sul do Estado. Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, o evento traz em 2015 a temática “Caatinga: Patrimônio Natural e Cultural”. Estima-se que pelo menos 600 pesquisadores, vindos de várias cidades brasileiras participem.

São Raimundo disputou a sede do evento junto com o Rio de Janeiro e Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte. A escolha foi celebrada pelos pesquisadores piauienses.

Durante os cinco dias, os participantes terão contato com palestras, workshops, oficinas e debates em torno do tema central e de outros assuntos que envolverão a figura do Cangaço, do índio, do vaqueiro e do sanfoneiro. O evento também cederá um espaço para a música, e deve mostrar ao público a versão sobre o Cangaço que muitos ainda não conhecem.

O Congresso Nacional de Estudos do Cangaço tem apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco, do IFPI e da Universidade Estadual do Piauí. A organização espera a presença de professores, alunos e estudiosos da área.

Expozagão

Paralelo ao Congresso, acontecerá a “Expozagão”, iniciativa que homenageia e expõe um acervo de cerca de 300 peças do mestre Luiz Gonzaga, e que iniciará no começo do mês de outubro também na cidade.

O troféu “Asa Branca”, entregue durante a exposição, premiará 7 convidados, entre eles o Projeto Música Para Todos, que também levará grupos para apresentações.

“É uma grande honra receber um convite de tamanha importância. Nós, do Música Para Todos ficamos muito felizes em ter o nosso trabalho reconhecido no estado do Piauí”, comentou o diretor Luís Sá.