• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Música Para Todos apresenta vernissage “Luas”, de Yolanda Carvalho e Grupo NUGRAPPI

Iniciando a programação de eventos do segundo semestre, o Projeto Música Para Todos realizou na última segunda-feira (10), na Galeria de Artes do Projeto, a abertura oficial das exposições “Luas”, de Yolanda Carvalho junto com as obras do Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI).

Em noite bem agradável, alunos, professores, familiares e convidados tiveram a oportunidade de conhecer o melhor das obras expostas. Ao todo, mais de 150 peças estão disponíveis na Galeria.

 

yol 04

Com os olhos de quem deseja transformar vidas através da arte, a artista plástica traça em madeiras a história humana. São xilogravuras, gravuras e calcogravuras (em metal), frutos de seu trabalho de anos de pesquisa, vivenciados em sítios arqueológicos, viagens e livros sobre a preservação da arte rupestre.

“É com grande alegria que expomos o nosso trabalho em um lugar tão especial. O Música Para Todos é um centro de arte, e nada melhor do que fazermos parte disso”, comentou Yolanda.

O grupo NUGRAPPI, coordenado pela artista, e composto por alunos do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem o propósito de fazer reuniões de estudo, praticando a gravura, bem como divulgar esta arte através de todos os meios, formando novos gravadores. As xilogravuras dos estudantes apresentadas na exposição estão voltadas para a valorização dos bens materiais e imateriais de Teresina, em comemoração ao aniversário da cidade.

Em 2013, o vernissage “Luas” foi selecionado pelo SESC Amazonas das Artes para percorrer as capitais Teresina, Cuiabá, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Manaus.

yol 03

“A proposta dos eventos realizados aqui é a de levar, cada vez mais, o acesso à cultura para os alunos e para a comunidade. Queremos contribuir também com a valorização da cultura piauiense, abrindo esse nosso espaço para que os artistas possam apresentar os seus trabalhos”, destacou Valéria Franco, assistente social do Projeto.

A Artista

Yolanda Carvalho é natural do Piauí, professora, artista plástica, gravadora e ilustradora. É graduada em Educação Artística e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduada em Preservação da Arte Rupestre pela Universidade Federal do Piauí.

yol 01

Xilogravura

Vinda da China, a xilogravura é uma técnica de gravura, muito utilizada para a produção de cordéis, que utiliza a madeira talhada como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou o que a imaginação permitir, como um carimbo.

O Grupo Pintos é um dos patrocinadores desse Projeto.