• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

“Música é paixão”, diz André Felipe, instrutor do Música Para Todos

Durante entrevista nesta sexta-feira (24), o instrutor do Música Para Todos, André Felipe, contou que iniciou na música com nove anos ao ver sua mãe tocando Piano em casa. “Me apaixonei pelo piano desde aquela época, música pra mim é satisfação em tocar, é paixão, certa vez ouvi um professor italiano dizer pra mim que música é coração”, confessa.

Felipe apresentou seu primeiro recital com apenas dez anos de idade. “Aos 26 anos toco com paixão, gosto do que faço, amo a música e amo o piano que é meu instrumento”, revela. Como nem tudo é só paixão, André fala das dificuldades para quem quer aprender um instrumento. “A grande dificuldade é permanecer estudando, pois o piano exige tempo de dedicação, no início é importante que o aluno se dedique pelos menos de duas a três horas por dia”, sempre vai valer a pena quando gosta de algo e quer fazer o melhor”, avisa.

André Felipe fala dos nomes que lhe inspiram. “Os compositores com os quais me identifico são os românticos como Chopin, por exemplo, gosto demais de tocar algumas músicas dele, do período clássico gosto de Beethoven, Mozart, e os brasileiros que amo de paixão são Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu”, diz.

André Felipe e o Música Para Todos

O professor relembra sua trajetória no Música Para Todos. “Como todos botei meu nome na lista de espera, esperei seis meses e fui chamado, foi um período bom de 2002 a 2004 que estudei aqui com 14 anos, na época minha instrutora foi Avanir que me trouxe conhecimento e ajudou na minha técnica de piano, hoje volto como instrutor e aluno da professora Maria Amélia, já estou aqui desde agosto de 2013”, lembra.

Segundo o músico tem sido uma boa experiência dar aula e também ser aluno na mesma instituição onde trabalha. “É satisfatório porque você adquire experiência como aluno e depois como professor, então você às vezes aprende mais como professor, não sou de pegar conhecimento e guardar, gosto de transmitir, o que posso ensinar eu faço”, conta o André Felipe que atualmente tem mais de 14 alunos, a maioria de teclado. “Desejo aos alunos que estão começando na música, que perseverem, muitas vezes temos que renunciar um tempo para passeio e praticarmos os instrumentos, o importante é não desistir, porque você vai colher muitos frutos”, concluiu.

 

por Valciãn Calixto