• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Música Para todos tem noite de magia

A Orquestra UFPI Para Todos, o grupo Suzuki e o grupo de Cordas de extensão da UFPI em parceria com o Projeto Música para Todos formaram uma orquestra, tendo a participação do professor de violoncelo, Isaac Pires e a regência do professor de violoncelo Afonso Quianzala, que se apresentou na noite desta quarta-feira (07) na sede do Projeto.
O repertório da apresentação foi formado por músicas-tema de filmes, como Batman e Titanic, além de Asa Branca, música tradicionalmente nordestina. Os integrantes da orquestra, formada basicamente de jovens, ficaram animados e surpresos com a escolha do repertório. “Os meus alunos estão muito felizes por poderem tocar músicas-tema de filmes, estão todos tocando sem partitura. Usando a ferramenta mais importante que eles têm, a mente”, ressaltou Patrícia Suellen, instrutora do grupo de cordas de extensão da UFPI em parceria com o Música Para Todos.
De acordo com a instrutora, “A metodologia usada pelo Professor Afonso não ajudou somente aos alunos, mas a mim e aos outros instrutores também, a trabalhar a mente”.
Para alguns alunos a apresentação será a estreia nos palcos. “Para os meus alunos a apresentação é de grande importância. Por que eles iniciaram há pouco tempo no instrumento e já estão tocando”, comentou Patrícia.
O evento teve grande participação do público, encantando-se com Can Can, música africana trazida pelo Maestro Afonso. O maestro comentou sobre a apresentação, “Estamos muito felizes com esta apresentação, por que o que conseguimos foi muito além do que havia sido planejado. O envolvimento das crianças, dos músicos, a energia que eles trouxeram, foi para nós o maior resultado. O que conseguimos hoje foi uma música da alma”, finalizou Afonso Quianzala.