• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Música Para Todos recebeu Musical Brasil Musicâmara

Criado com o intuito de somar-se às iniciativas da universidade nas áreas da cultura e dos programas comunitários o Musical Brasil Musicâmara estreou em no mês passado e fez na noite de ontem, 06, uma apresentação na Sala Agostinho Pinto e emocionou o público presente com o desempenho impecável dos participantes.
Abrindo a apresentação do Musical, o grupo trouxe para o público um arranjo excelente da obra de Luiz Gonzaga com as canções "Assum Preto" e "Asa Branca" e arrancou muitos aplausos da plateia que lotou a Sala Agostinho Pinto. O repertório apresentado contava com as principais obras da música de câmara erudita e popular brasileira escrita para instrumentos de cordas friccionadas o que motivou a pesquisa e inclusão de novas obras e lançamento de novos compositores.
Segundo o idealizador do Grupo, o coordenador do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí, Cássio Martins, o objetivo do Musical é divulgar a Música de Câmara e disseminar a cultura na cidade. “O nosso objetivo é divulgar a música de câmara escrita para essa formação, tendo a primazia de ser o único conjunto no momento na cidade de Teresina a desenvolver este tipo de trabalho camerístico. A iniciativa pretende disseminar a importância da cultura como patrimônio humano e social e diversificar a formação cultural no meio em que atua”, declarou Cássio.
O grupo conta com a participação de 16 integrantes de cordas friccionadas, percussão e violão, sendo jovens músicos alunos do Curso de Graduação e Extensão em Música da UFPI, músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina, e músicos da comunidade teresinense e para Cássio Martins, eles que têm com meta buscar o aperfeiçoamento permanente e o firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto.

Tem ainda pretensões de oferecer ao público universitário e teresinense, uma temporada de concertos camerísticos, didáticos e educativos, em vários locais da cidade, e por isso esteve no Projeto Música Para Todos que mantém uma parceira com o curso de música da UFPI e estará em outros pontos da cidade até o dia 18 de março promovendo o aprimoramento cultural através da música e possibilitando o estímulo estético, a formação do público e a interação entre o saber produzido na universidade.

Entre outras canções que marcaram a apresentação do Grupo foi a canção “Canta, canta mais” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, onde o grupo aproveitou para fazer uma homenagem pelo centenário de um dos grandes poetas da música popular brasileira. “São dois grandes poetas da nossa música popular brasileira, uma dupla perfeita”, afirmou Cássio.