• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Música Para Todos recebe Geraldo Brito dia 14

No próximo dia 14 de maio às 18:45 hs o Projeto Música Para Todos receberá o cantor e compositor Geraldo Brito para apresentar Recital na Sala Agostinho Pinto. Todo mês a direção da escola convida um artista piauiense que já tem carreira consolidada para participar das atividades desenvolvidas na sede.

O convidado do mês iniciou na música ainda aos oito anos de idade ao ter contato com um brinquedo. “A minha paixão pela música iniciou quando aos oito anos de idade tive o primeiro contato com um violão de plástico do qual eu não largava mais. Já com 13 anos iniciei os estudos como autodidata e formei um conjunto mirim The Boys, passando por outros conjuntos como Os Tangarás e The Five Brothers, afinal era a época da Jovem Guarda”, declara Geraldo.

Na década de 70 começou a compor com parceiros como Antônio Holanda e Fred Maia e a mostrar suas canções em festivais de música de Teresina, integrou o Grupo Miau da UFPI no espetáculo Nortristeresina que foi apresentado em Londrina-PR e em Teresina. E ainda ao lado de Laurenice França, Cruz Neto, Carlinhos Menezes e Gloria Matilde, formaram o Grupo Calçada apresentando o show Canto Amordaçado no Theatro 4 de Setembro.

Em 1980 realizou o show Geraldo Brito e Banda Som Nascente e em 1981 apresentou o show Geraldo Brito Relativamente Louco e Teresina e em Brasília no Teatro Galpãozinho. No ano seguinte tocou no Projeto Pixinguinha na janela local e ao lado de Geraldo Azevedo e Eliana Estevão. Tocou no show do Chacrinha realizado no Ginásio Verdão.

  Participou com duas canções do LP Geléia Gerou produzido pelo projeto Torquato Neto da Fundac e do Projeto Pixinguinha, dessa vez ao lado de Wagner Tiso, Cida Moreira e Zélia Cristina que hoje é Zélia Duncan.  Para Geraldo Brito a década de 90 foi marcada por inúmeras apresentações como o Show Noutros Tons (1991), Projeto Geraldo Brito Convida (1991); Participou do LP Teresina Canta Theresina como músico e arranjador (1991); participou do LP Teresina Canta Theresina com duas canções (1992); Show em São Luís-MA no Teatro Alcione Nazaré ao lado de Rubeni Miranda e Rosinha Amorim (1992); Criação do Espaço Cultural Zeus (1994); Show Simplesmente no Theatro 4 de Setembro (1995); dirigiu o show de Patrícia Mellodi no Rio jazz Club (1995); começou a tocar no Greenwich Village na Barra da Tijuca acompanhando a cantora Patrícia Mellodi (1996); apresentou o show Navinova no Teatro de Arena-RJ com participações de Carol Costa, Myriam Eduardo, Patrícia Mellodi e Fábio Rocha (1998) e iniciou uma série de shows instrumental com seu trio com apresentações semanais em quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas (1999).

Em 2000 apresentou-se no Artes de Março com seu trio instrumental e fez uma apresentação instrumental em São Luís no Canto do Tonico. Em 2001 gravou seu primeiro CD Mar Acatou com participações de Toninho Horta, Lô Borges, Edna Lago, Carol Costa, Rubens Lima, Bebeto Paz e Ronaldo Bringel. Em 2004 fez a direção musical do CD e do show do Grupo Bandolins de Oeiras com apresentações na Argentina, Paraguai e Foz do Iguaçu e foi entrevistado pela Revista Guitar Play.

Em 2005 participou do Festival da TV Cultura com a canção Urbe em parceria com Glauco Luz. Em 2008 se apresentou ao lado do Grupo Bandolins de Oeiras no Programa do Jô na TV Globo. Em 2009 se apresentou no Programa do Faustão acompanhando a cantora e compositora Maria da Inglaterra.

Atualmente Geraldo Brito está em fase de finalização do primeiro CD Instrumental com participações de Nelson Faria, Ney Conceição, Di Stéfano e João Carlos Coutinho. Lançará também o seu primeiro DVD pelo Projeto Canta Piauí produzido por Cláudia Simone numa brilhante ideia que também produziu quinze DVDs de outros artistas piauienses.  Este ano será lançado o seu livro sobre música em Teresina dos anos sessenta até os dias atuais.