• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Imprensa

Música Para Todos comemora dez anos de atuação no PI

O Projeto Música Para Todos executado pelo Instituto Cultural Santa Rita completa dez anos de atuação no Piauí neste dia 22 de maio. Nesta data também é comemorado o Dia de Santa Rita, padroeira do instituto. Destinado ao ensino da iniciação musical através da flauta doce, e cursos livres de instrumentos como bateria, contra-baixo, percussão, piano, teclado, violão clássico e violão popular, o Música Para Todos tem grande alcance social e, ao todo, mais de 22.000 alunos já passaram pelo projeto.

E nestes dez anos já foi possível colher bons frutos deste investimento social. Em 2006, o Projeto Música Para Todos formou o primeiro grupo musical, o Bossa Para Todos, e em 2007 mais três grupos foram criados o MPB Para Todos, o TPM Para Todos e o Pop Para Todos.

Em 2008, cerca 5.310 crianças, jovens, adultos e idosos foram beneficiadas através do Projeto Música Para Todos, sendo que 2.880 crianças e adolescentes foram atendidas através do ensino de música em 21 escolas públicas de Teresina. As demais na sede do Projeto. Também no ano passado, foi selada parceria com as prefeituras de alguns municípios piauienses para o treinamento de instrutores, levando o ensino da música também para o interior do Piauí, tais como José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Porto e Batalha.

A comemoração de dez anos do Projeto Música Para Todos acontecerá em duas etapas. No dia 22, na sede do projeto, será realizada uma benção, a partir das 8h30, seguida de visita às novas instalações. Em seguida, será realizada uma homenagem a alunos, professores, jornalistas e patrocinadores que sempre apoiaram e participaram do desenvolvimento do Projeto em sua trajetória.

As comemorações se estendem até o dia 23, sábado, no Theatro 4 de Setembro, onde acontecerá um recital dos alunos, a partir das 17h. O encerramento da noite ficará a cargo do Quinteto Sopro Novo, grupo musical desenvolvido especialmente para divulgar o ensino da música através da flauta, que se apresentará a partir das 19hs.

O Projeto Música Para Todos conta com o patrocínio do Instituto Votorantim, do Grupo Telemar/OI. Também são apoiadores a Pintos Magazine, a Gráfica e Editora Halley, o Armazém Paraíba e o Sistema Anglo de Ensino, todos usando os benefícios fiscais das Leis Rounet, do Ministério da Cultura, e SIEC, da Fundac.