• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Maria Amélia Baião apresenta recital didático esta semana

Maria Amélia Baião é professora de piano do Projeto Música para Todos. Em seus mais de 40 anos de carreira, o amor pela música ainda é intenso. Ela se apresenta nesta sexta-feira (22), na Sala Agostinho Pinto, em mais um recital didático com seus alunos.

A professora, iniciou seus estudos ainda quando criança, aos 9 anos de idade. Fazia aulas de piano com uma única professora que havia em Teresina (PI). Aos 15 anos conheceu a mineira Neusa do Rego Monteiro, a quem considera como principal contribuinte para seguir firme na carreira de pianista.

“Com ela aprendi bastante, foi um salto na minha carreira”, afirma Maria Amélia. Indo para o Rio de Janeiro (RJ) aos 16 anos, quando já estava num nível que permitia ingressar num curso técnico e, logo após, em uma graduação. Estudou na Academia de Música Lourenzo Fernandes, onde fez uma prova de nivelamento e entrou no final do curso técnico, iniciando os estudos já no 5° ano.

Formou-se em Música na mesma instituição, com diploma expedido pela Escola Nacional de Música. Naquela escola, além do estudo específico de piano com a professora Yone Bordinhão, Maria Amélia passou a dedicar-se também ao estudo de disciplinas até então inexistentes no Piauí, tais como História da Música e Percepção Musical.

Retornando a Teresina nos primeiros anos da década de 1970, Maria Amélia ajudou a implementar o Departamento da Escola de Música Lourzeno Fernandes na capital piauiense, com o apoio do governado Alberto Silva, que era entusiasta da boa música e do piano. Foi diretora durante 10 anos, onde dividiu a função com Neusa do Rego, sua antiga professora e incentivadora.

“Aqui no Música para Todos temos alunos excelentes, estes são alguns deles. E eu fico gratificada com isso, porque eu amo dar aula. Dou aula a qualquer hora e não sinto menor dor com isso”, conclui.

O recital tem início às 18h45min e é aberto ao público.

Recital didático de violão será apresentado a partir das 18h45min na Sala Agostinho Pinto

Recital didático de violão será apresentado a partir das 18h45min na Sala Agostinho Pinto

 

Beto Marques