• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Maestro Emanuel Coelho Maciel será homenageado nos 40 anos da UFPI

Nos dias 19 e 20 de Maio o Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí realizará um Concerto comemorando os 40 anos da UFPI pela sua contribuição ao Estado do Piauí e homenageará as obras do maestro Emmanuel Coelho Maciel.
Para este evento serão selecionamos duas das mais importantes obras escrita pelo maestro sendo elas: “Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro” e “Música para Oboé e Instrumentos de Cordas”. As obras serão executadas pela Orquestra de Câmara UFPI, sob a direção musical e regência do professor Cássio Martins, coordenador do Curso de Música e Artes Visuais.
Para a execução da obra “Música para Oboé e Instrumentos de Cordas”, foi convidado o professor e músico profissional Gilson Barbosa, oboísta, fundador da Orquestra Sinfônica de Campinas – SP e na execução da obra “Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro”, os convidados foram Coral do Instituto Camillo filho e Coral da Escola de Música de Teresina, sob a preparação vocal do aluno do Departamento de Música e Artes Visuais, Fernando Ferreira.O professor Gilson Barbosa, além de solar o concerto para oboé e orquestra, ministrará oficinas de música de câmara e masterclasses para todos os alunos de Sopro e música de câmara do Departamento de Música e Arte Visuais da UFPI e Comunidade em geral.
O homenageado Emmanuel foi o primeiro chefe do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, além de fundador da Orquestra Sinfônica de Teresina e proponente do coro das Mil Vozes em Teresina. Sobre a idéia de reconhecer o trabalho do homenageado Cássio Martins, coordenador do Curso de Música da UFPI declarou “É de práxis os grandes compositores terem suas obras reconhecidas após seu falecimento, no entanto, pretendemos homenagear o compositor Emmanuel em vida”. Contando com a colaboração do Instituto Cultural Santa Rita a programação acontece no dia 19 no Cine Teatro da UFPI às 20 horas e no dia 20 no Palácio da Música às 11 horas com entrada franca em ambos os dias.