• Avenida Pedro Almeida, 145 - Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 3232-3534 | 3133-6060 | 8858-3872
  • comjornalismo@icsrita.org.br
Em Notícias

Maestro-Compositor Andersen Viana realiza palestra inaugural no Projeto Música Para Todos

A história pessoal com a música e a concepção sobre a realidade da música no Brasil foram o foco da palestra inaugural do maestro compositor Andersen Viana, promovida nesta terça-feira, dia 24 de janeiro. A palestra deu início  à oficina “Música Nova”, destinada aos músicos de níveis médio e avançado e que segue até o dia 4 de fevereiro.

Anualmente, no mês de janeiro, o Projeto Música Para Todos proporciona aos professores e instrutores palestras e cursos para aprimoramento de técnicas. O professor Andersen Viana veio apresentar um método que, segundo ele, “traz uma nova abordagem de iniciação musical visando proporcionar um maior foco neste projeto governamental de implantar o ensino da música nas escolas”.

O início da carreira musical de Andersen Viana ocorreu através do pai, o maestro Sebastião Viana, que na década de 50 trabalhou com o maestro Villa-Lobos. O músico continuou seus estudos na Suécia e Itália e fez pós-doutorado na Bahia.  Na ocasião, foi apresentada a obra “A Cigarra e a Orquestra”, composição de sua autoria.

Kécia Coutinho, coordenadora de iniciação musical do Projeto, falou sobre a importância da palestra e oficina “O conhecimento é amplo e por mais que você tenha uma habilitação, sempre há algo mais a aprender. Sendo assim, a oficina tem como principal objetivo uma troca de conhecimentos musicais”, avalia. A oficina de musicalização é destinada a 20 professores e instrutores e mais 30 alunos, tendo a participação de ouvintes.

“O Brasil vive uma nova realidade educacional e neste sentido, o trabalho do Música Para Todos é fundamental, proporcionando oportunidades de crescimento, inclusive profissional, para crianças e jovens”, afirmou o maestro sobre o Projeto.

Uma das funções da oficina é a construção de instrumentos de percussão pelos participantes, com o intuito de que eles possam utilizar essas inovações com o repertório apresentado pelo professor. Andersen Viana comentou ainda sobre a iniciação musical de crianças e deixou um conselho a elas: “Trabalhar e disseminar. O que você aprende, ensina ao colega e assim forma-se um elo de cultura”, finalizou.